22 de maio de 2024

30 de janeiro de 2024

Em Valença, Batalhão do Corpo de Bombeiros será comandado por duas mulheres

Lançamento aconteceu ontem (11) e fez um demonstrativo dos detalhes do novo equipamento de segurança a ser instalado no bairro do Jambeiro.

 

Na noite desta terça-feira, 11 de julho, no auditório da Casa do Empresário, aconteceu o lançamento do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares, que será sediado na cidade de Valença.

Estiveram presentes o prefeito Jairo Baptista; o vice-prefeito Joailton Manoel; a primeira dama e Secretária de Promoção Social, Joana Guimarães, a Secretária de Educação, professora Albete Freitas; o Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Borges; o presidente da Câmara Municipal, Bertolino Júnior; os vereadores Reginaldo Araújo e Luiz de Serra Grande; o comandante da 33ª CIPM, Major Rodrigo Chaves e demais autoridades, imprensa local e representantes de entidades, como a CDL e ACE.

A unidade terá abrangência regional, cobrindo 13 municípios do Baixo Sul e Recôncavo, com um efetivo de 199 bombeiros em seu quadro de organização, além do aumento do número de viaturas.

A portaria n° 167/2023 que institui Valença como sede do 5º Batalhão foi publicada no Diário Oficial do Estado. Antes, Valença possuia uma base de Pelotão, que era vinculado a cidade de Santo Antônio de Jesus.

A nova sede será localizada nas instalações aonde funcionou a Viação Águia Branca, no bairro do Jambeiro.

O Batalhão estará sob o comando de duas mulheres: a Tenente Coronel Ana Isabel Araújo, comandante e a Major Jamile Perrone, sub-comandante.

“É uma grande conquista. Estou me sentindo em casa. Conto com essa sinergia e com essa soma de esforços. O comando está sob a responsabilidade não de uma, mas de duas mulheres. Comandante e sub-comandante. Então, estamos bem reforçados”, destacou a Comandante do 5º Batalhão, a Tenente Coronel Ana Isabel Araújo.

Com a ascensão ao status de Batalhão, além de de prevenir e combater incêndios urbanos, rurais e florestais, a corporação amplia a sua capacidade de atendimento e também atuará em outras frentes: Defesa Civil; busca de pessoas perdidas; atendimento pré-hospitalar; acidentes de trânsito; vistorias e fiscalizações; resgates e salvamentos aéreos, terrestres e aquáticos; captura de animais silvestres e peçonhentos, realização de palestras, treinamentos e cursos.

Na cerimônia que marcou o anúncio oficial da novidade, o prefeito Jairo Baptista agradeceu ao Governo do Estado e ressaltou a importância do investimento para Valença e o Baixo Sul.

 

 

Imagem de capa: Avisa Logo | Siro Pimentel
Projeto 3D e fotos: Secretaria Municipal 
de Meio Ambiente de Valença - SEMA
Deixe uma resposta