22 de maio de 2024

30 de janeiro de 2024

Cairu na rota do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia

O município-arquipélago, que tem relevância histórica nas batalhas que culminaram no 2 de julho, recebe o projeto Bahia: Memórias, Lutas e Liberdade, nesta quinta-feira (13).

 

Nesta quinta-feira, 13 de julho, na sede de Cairu, acontece a celebração dos 200 Anos da Independência do Brasil na Bahia.

O Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e o Prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, inauguram o marco alusivo à memória da consolidação da Independência da Bahia. O monumento possui uma QR Code, em que os cidadãos podem acessar e conhecer mais sobre a a participação de cada município e seus personagens.

A rota “Bahia: Memória de Lutas e Liberdade” remonta a trajetória dos eventos históricos e batalhas ocorridas, destacando algumas cidades baianas e sua importância, até o triunfo do exército Pacificador, culminando assim na Independência do Brasil na Bahia.

As atividades começam às 8h30, na Praça do Bosque.

O evento é uma realização da Fundação Pedro Calmon (FPC), em parceria com a Secult-BA e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cairu.

Localizada na Costa do Dendê, a Vila de Cairu foi alçada à cidade no ano de 1938 participando ativamente das lutas pela Independência da Bahia, ao lado de Valença, apoiando Cachoeira e Maragogipe na expulsão dos portugueses, o que de fato aconteceu em 2 de julho de 1823.

A celebração em Cairu conta com as unidades móveis que levará serviços e atendimentos das secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), e de Promoção de Mulheres (SPM), como a campanha “Oxe, Me Respeite”.

Estudantes poderão visitar a unidade móvel da BIBEX, do Sistema Estadual de Biblioteca Públicas (SEBP/FPC) e do Conselho Estadual da Juventude (COJUVE).

“A HISTÓRIA REAL DA INPENDÊNCIA DO BRASIL NUNCA FOI MOSTRADA PARA NÓS. VAMOS PROPOR QUE NOS LIVROS DE HISTÓRIA O PAPEL DESSAS PESSOAS SEJA VALORIZADO, DESTACA JERÔNIMO RODRIGUES, Governador da Bahia

Confira a programação completa:

8h30 Abertura das atividades
8h30 às 9h Atividades da SEC e Secult
•     Exibição do vídeo sobre as mulheres marisqueiras do Cairu
•     Apresentação dos estudantes sobre as heroínas da Independência
•     Esquete teatral
9h00-16h Serviços das unidades móveis: (Praca do Bosque)
Biblioteca de Extensão (Bibex) – FPC/SECULT
• Oficina de leitura e contação de história
Unidade móvel Centro de Referência Nelson Mandela – SEPROMI
• Atendimento a vítimas de racismo
Unidade Móvel de Enfrentamento à violência contra as Mulheres – SPM
• Biblioteca Itinerante Carolina Maria de Jesus antirracistas, presente! O protagonismo das mulheres na Independência do Brasil na Bahia
9h – Aula Pública
10h30 – Apresentação cultural de banda e coral – colégio Estadual Adelaide Souza (Nilo Peçanha)
10h40 Abertura com apresentacoes culturais – Filarmonica Centro Popular Cairuense (Manisfestacao Maestro Schneider e o Violino – Regente do Projeto Camerata de Boipeba)
11h – Entrega do Marco do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia – Totem
11h30 – Apresentação cultural Chegança de Cairu Ipac/Secult
11h40 – Apresentação de Fanfarra dos colégios da rede estadual de ensino – Colégio Estadual Professor Rocha Pita (Aratuípe)
14h – Espetáculo Dois do Sete – TV Pelourinho
14h Formações:
• Racismo é Crime – SEPROMI
• A luta é diária! Apresentação das lutas contemporâneas de mulheres na Bahia – SPM
• Políticas de territorialização da Cultura- SECULT

15h – Oficinas de lideranças estudantis – COJUVE

 

 

Deixe uma resposta