Sem água no Galeão, empresários fazem doações
Comunidade quilombola localizada no município de Cairu tem problemas com o abastecimento.
Com a falta de água no Galeão, iniciativas solidárias amenizam a situação das famílias que lá moram.
De acordo com moradores, a comunidade quilombola que fica no município de Cairu sofre com a falta de abastecimento de água há duas semanas. Lá não tem serviço autônomo de água nem tem atendimento da Embasa. A CERB, órgão do Governo do Estado, não tem previsão de obras no local, pois a gestão do sistema ainda é municipal.
A água chega nas casas através de um reservatório com tubulações antigas e uma bomba que já não atende a demanda.
As unidades escolares suspenderam as aulas, já que não tinham condições de funcionamento sem água.
A situação só não ficou pior porque o Galeão é a ilha mais próxima de Valença e também fica perto da sede de Cairu. Os relatos são que algumas famílias foram temporariamente para casas de parentes nessas duas cidades.
Uma empresária de Moreré doou 2.250 litros de água mineral para 300 famílias do Galeão. Quando soube da situação, a Pousada Coco Bambu e a Agência Lancha Liberdade, ambas que atuam na Ilha de Boipeba, se uniram para colaborar. Como a quantidade comprada não será suficiente, Adriana Lemos iniciou uma campanha para arrecadar mais água para a população.
Queridos amigos e clientes, uma das ilhas que constitui o arquipélago de Cairú onde está localizada as famosas ilhas de tinharé–Morro do São Paulo, e a Ilha de Boipeba–Morere, está passando por uma grande dificuldade, a falta de água.
A COMUNIDADE DA ILHA DO GALEÃO está com problemas e faz uma semana que toda a comunidade está sem água, até mesmo para beber, então a Pousada Coco Bambu Morere e seus funcionários estamos fazendo um apelo a todas as pessoas de bom coração a ajudarem com doações de água para a comunidade quilombola do Galeão. Por favor, entra para doações em contato por nosso WhatsApp (75) 99954-0506, sua ajuda fará toda a diferença.
Hoje a pousada Coco Bambu Moreré e a agência @lanchaliberdade_ fizemos a entrega de 2.250L de água, mais sabemos que não será suficiente para essas 300 famílias que lá vivem, então viemos fazer um apelo a todos para que nos ajudem a ajudar estas pessoas. A realidade que vimos hoje foi triste e sabemos que a doação que fizemos não será suficiente. Então venho encarecidamente suplicar ajuda para o Povoado do Galeão.
O vereador Paulinho do Galeão fez apelos pela resolução do problema numa gravação em vídeo direcionado ao prefeito. Já o vereador Ecinho, também representante da comunidade, parabenizou Hildécio Meireles pelas providências já tomadas e garante que já tem água.
Em contato com moradores do Galeão, hoje pela manhã (16/11), a informação é que a água ainda não chegou na maioria das ruas e em outras já começou a cair.
A Prefeitura de Cairu emitiu nota dizendo que a situação está sendo resolvida e que novos equipamentos estão sendo licitados e depois de adquiridos serão instalados para otimizar a operação do sistema. Doações de cerca de 4 mil litros de água mineral também foram anunciadas pelo poder público.
O prefeito também gravou um vídeo aonde diz que dará uma solução definitiva para o problema.