Reforma do Centro de Cultura de Valença: 516 dias depois da assinatura da ordem de serviço, obra ainda não começou
Em 21 de dezembro de 2023, governador autorizou o início, mas nenhuma empresa apareceu até agora.
O Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença, está quase parado há vários anos. O órgão pertence a Secretaria Estadual de Cultura, vinculada ao Governo do Estado.
Sem grandes eventos desde 2021, o auditório não pode ser usado por problemas estruturais e sanitários. O local sofreu uma infestação de pombos que prejudicou as instalações do salão principal.
Um dos maiores espaços para a realização de agendas culturais, encontros, conferências e outras programações de maior público, permanece vazio e a população impedida de frequentar.
Hoje, o Centro de Cultura só é ocupado por atividades menores, nas salas da parte de baixo, onde acontecem oficinas, exposições e outros pequenos projetos.
A primeira etapa da reforma foi realizada e concluída em 2023. Foram executados apenas os serviços de adequação para acessibilidade do prédio e requalificação dos banheiros e da área externa. Na época, o Baixo Sul em Pauta publicou matéria a respeito da obra.
Só que em dezembro de 2023, um fato chamou a atenção, reascendendo a esperança na população, principalmente dos dos fazedores de cultura, de que Valença teria seu grande espaço cultural de volta. O Governador Jerônimo veio a Valença visitar a Santa Casa, autorizou equipamentos de saúde, novos leitos e também assinou ordens de serviços, entre elas, a da requalificação do Centro de Cultura, que incluiria melhorias na infraestrutura, sistema elétrico, pintura, climatização, modernização da parte cênica e técnica, iluminação, camarins, poltronas da plateia, palco, etc.
O que seria a reforma completa que devolveria o imóvel aos valencianos, virou frustração. De lá pra cá, nada aconteceu e a situação permanece a mesma.
O Centro de Cultura, embora aberto e funcionando, não recebe grandes eventos e é uma lacuna significativa para a classe artística e também para os cidadãos comuns que já vieram grandes histórias por ali.
Veja as matérias da época na imprensa local:

GOVERNADOR JERÔNIMO RODRIGUES ANUNCIA A REFORMA DO CENTRO DE CULTURA OLÍVIA BARRADAS



