Jucélia e Valdemar foram ao debate da Casa do Empresário respeitando a democracia
A instituição agradeceu a presença dos dois e lamentou a ausência dos outros três postulantes à Prefeitura de Valença.
Os candidatos a prefeitura de Valença, Jucélia (Pode) e Valdemar (Solidariedade), foram os únicos que compareceram ao debate da Casa do Empresário. A presença de apenas dois não sustentava, de acordo com a dinâmica estabelecida, a manutenção do evento.
Após quase uma hora de atraso para o início, aguardando a justificativa dos demais, o debate foi cancelado pela falta dos outros prefeituráveis: Hilton Couceiros, Jairo Baptista e Marcos Medrado. Coincidência ou não, os três estavam juntos nas últimas eleições de 2020.
Na semana passada, quando estava prevista a primeira data do debate, apoiadores de Marcos Medrado começaram uma campanha nas redes sociais tentando descredibilizar a Casa do Empresário insinuando que a instituição estaria beneficiando algum candidato. Além disso, a campanha do candidato do PV marcou e divulgou uma agenda nas ruas no mesmo dia e horário do debate, primeiro com o governador e depois com celebridades, ambas depois canceladas ou adiadas, numa suposta desculpa para ele não comparecer.
A entidade empresarial, através do Pastor Fabrício Moreira, explicou que as coordenações de todos os cinco candidatos assinaram e concordaram com as regras do debate e chegaram a confirmar na primeira data, que seria dia 26 de setembro, mantendo automaticamente a presença para a nova data. O mediador ainda lamentou a ausência dos três candidatos que faltaram, além de registrar e agradecer a presença de Jucélia e de Valdemar.
A população de Valença perdeu uma oportunidade de conhecer melhor e analisar as propostas dos candidatos que fariam e responderiam perguntas face a face, além de debater sobre questionamentos enviados pela sociedade.
Com a postura desses três que não apareceram, que parecem ter se juntado em conluio para combinar um boicote ao evento, cabe agora ao eleitor indeciso decidir pela avaliação dos planos do governo protocolados na Justiça Eleitoral e pelas ideias postadas nas redes sociais dos candidatos.
Jucélia e Valdemar tiveram consideração pela Casa do Empresário e toda a organização preparada com especial investimento, colocando-se, os dois, à prova no debate, sem medo de serem confrontados.
Já os outros fugiram, o que causou a reprimenda dos que queriam assistir ao evento que celebra a democracia e seria uma oportunidade de avaliação das opções para governar Valença.