14 de julho de 2024

30 de janeiro de 2024

PREFEITURA DE CAIRU CONTESTA DADOS OFICIAIS DE POBREZA E EXTREMA POBREZA DA POPULAÇÃO CAIRUENSE E REBATE A MATEMÁTICA

Números foram obtidos pelo portal de notícias da Rede Globo, o G1, com base no sitema do Governo Federal. Reportagem revelou que 91,35% da população não possui renda suficiente para sobreviver.

 

O G1 publicou uma matéria no dia 25 de maio informando que Cairu é o segundo município mais pobre da Bahia, atrás apenas da cidade de Rodelas.

Segundo o portal de notícias da Globo, o município arquipélago está com mais de 90% da população em situação de pobreza e extrema pobreza. Os dados são oficiais do CADÚNICO federal, fornecidos pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) da Bahia.

A Prefeitura de Cairu rebateu a informação com uma nota elaborada pela Assessoria de Comunicação que diz que, na verdade, 8.600 famílias cadastradas no sistema se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, o que representaria 46% da população.

Ora, se o municipio possui, de acordo com o IBGE, 18.600 mil habitantes e cerca 9.400 famílias estão cadastradas no Cad Único e mais de 8.600 delas (conforme a Prefeitura divulgou) vivem em péssimas condições financeiras; e se uma família é composta de, no mínimo, 2 pessoas, é possível confirmar que mais de 90% da população está na linha da pobreza ou extrema pobreza, mais precisamente 91,35%. 

Como informado na reportagem do G1, em 2022, os dois municípios com maior porcentagem de pessoas cadastradas em situação de extrema pobreza e pobreza (renda per capita entre zero a 210 reais – Decreto 10.852, de 8 de novembro de 2021), são:

Rodelas: Total de pessoas cadastradas: 8.304 – Pessoas em pobreza e extrema pobreza: 7.646 (92,08%);
Cairu: Total de pessoas cadastradas: 9.489 – Pessoas em pobreza e extrema pobreza: 8.668 (91,35%). 

O CAD ÚNICO é o sistema que indica as famílias brasileiras em vulnerabilidade social, isso significa que são famílias cadastradas por terem renda per capita (por cada membro que vive numa mesma residência) insuficiente para a sobrevivência.

 

Imagem: Reprodução

 

Notícia relacionada: 

Cairu entre as três cidades com a população mais pobre da Bahia

Município arquipélago, aonde está localizado o terceiro destino turístico do Estado, amarga os últimos lugares em desenvolvimento social e é uma das campeãs em pobreza e extrema pobreza: 91,35% dos moradores.

Cairu entre as três cidades com a população mais pobre da Bahia

Deixe uma resposta