Valença chega a 97,9% de uso das doses de vacinas recebidas

Nossos leitores pediram esclarecimentos sobre cumprimento das metas pelo município e previsão de recebimento de novo carregamento.

0 55

A Secretaria Municipal de Saúde de Valença atualizou o sistema da SESAB que divulga o acompanhamento vacinal nos municípios da Bahia e chegou a 97,9% de aplicabilidade das doses recebidas.

O painel mostra que a maior cidade do Baixo Sul ultrapassou a marca de 10 mi vacinados com a primeira dose. São 10.390 imunizantes utilizados de 10.610 recebidos. Já a segunda dose foi aplicada em 2.401 valencianos, um percentual de consumo de 60,6%.

Fonte: https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/

Alguns leitores questionaram enviando-nos “notícias” de que Valença não receberia um novo lote de vacinas por não ter cumprido as metas estabelecidas pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite) que é composta pelos representantes da saúde estadual e dos municípios da Bahia. A porcentagem de 85% de consumo das doses recebidas é a condição pra o recebimento de novas remessas de imunizantes.

A matéria abaixo, que cita uma relação em que Valença aparece como uma das cidades que não receberia mais vacinas, causou preocupação, mas a informação não procede.

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/04/16/lotes-com-novas-doses-da-vacina-contra-a-covid-19-chegam-ao-aeroporto-de-salvador.ghtml

Segundo a ASCOM do Governo de Valença, uma nova carga chega na cidade neste sábado, 17 de abril, conforme já estava previsto pela SESAB.

O pouso do avião que transportava as vacinas para a Bahia, previsto para quinta-feira, só aconteceu ontem (16) trazendo uma quantidade menor do que estava planejado. Com o atraso, a distribuição aos municípios seguirá sendo cumprida e chegando neste sábado às Secretarias Municipais de Saúde, incluindo Valença.

O Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, lamentou o quantitativo menor nas redes sociais, mas se mostrou aliviado por poder encaminhar mais doses às cidades do estado: “Acaba de chegar em Salvador o lote de vacinas desta semana. Com atraso e em menor quantidade. Não tem sido fácil! Bola pra frente. Cabeça erguida. Vamos distribuir para toda a Bahia ainda hoje”.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.