15 de outubro de 2024

30 de janeiro de 2024

Ocupação Cultural hoje no Centro de Cultura celebra o Dia do Samba e lança livro

 

 

A partir das 18 horas, no Centro de Cultura de Valença, de forma gratuita, acontece hoje a Ocupação Cultural por uma Independência Decolonial.

A edição, que homenageia o Dia do Samba, terá também o lançamento do livro Bardos Baianos – Baixo Sul.

O Evento inicia com o Taru Angry (Toré) puxado por jovens Guerém da Aldeia de São Fidélis de Valença, etnia acompanhada pela CR FUNAI Sul da Bahia. Na sequência, as homenagens ao Mestres do Samba Alonso do Pagode, Nerian do reco-reco, Samba de Roda Maria de Bié e o Mestre Jorge e o Grupo Alegria de Versar.

Na programção, também, o grupo Arcos de Aruanda, sob a regência do maestro Herbert Cortez e estudantes do Ifbaiano, que acabaram de ganhar um prêmio no festival de artes e música.

Após , com a presença de diversos poetas do Baixo Sul, o sarau de lançamento do livro Bardos obra inédita, produzida no período pandêmico com as expressões poéticas de 50 vozes, em sua maioria negras, entre elas educadores, pesquisadoras, camponeses, povos de terreiro, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas, marisqueiras, LGBTPQIAP+ e moradoras de periferias, espalhados em 11 das 15 cidades que compõem este território de identidade, a maior parte deles publicando pela primeira vez seu texto em um livro.

Os saraus ocorrerão juntamente com a Ocupação Cultural, espaço que acontece há 14 anos em Valença e alguns outros municípios baianos. Cada atividade será precedida de rodas de conversas entre autores, professores e estudantes em escolas públicas do Baixo Sul da Bahia, onde serão sorteados e entregues a instituição exemplares da Antologia Poética Bardos Baianos Baixo Sul permitindo a comunidade local conhecer um pouco mais sobre escritores do território, estimulando assim a partilha de experiências sobre suas escritas.

Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada a Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).

Deixe uma resposta