O THEATRO DA INDEPENDÊNCIA APRESENTA-SE EM ABRIL EM COMUNIDADE QUILOMBOLA
Estudantes, pais, professores e moradores da comunidade quilombola do Orobó, zona rural de Valença, poderão assistir gratuitamente no próximo dia 12 de abril, a partir das 19:30, na Escola Estadual Onildo Raimundo de Cristo, ao espetáculo “O Theatro da Independência – se as personagens falassem”.
Após o espetáculo acontece também um bate papo entre os presentes com elenco e direção objetivando trocar impressões e conhecer um pouco mais sobre personagens e história.
A ação marca a abertura da temporada que realizará sete apresentações em seis das 14 cidades do Baixo Sul da Bahia e foi contemplada nos Editais da Paulo Gustavo Bahia, com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.”
Para o diretor e um dos autores do espetáculo, professor Francisco Nascimento, “o Theatro da Independência traz à tona uma história que não foi contada de forma real. Utilizando a linguagem do teatro. Nossa montagem reforça o direito e o poder que a cultura tem de trazer e levar ao povo essa troca de informações concretas e tirar do anonimato heróis e heroínas da resistência na Independência do Brasil. Chegar às escolas e comunidades quilombolas é chegar onde o teatro deve estar, fazendo as suas frentes dialógicas. Ser contemplado na Lei Paulo Gustavo Bahia, representa para grupos do interior da Bahia como o nosso essa possibilidade de ir mais longe levando a arte”.
Já para o diretor da escola, professor Diego Menezes dos Santos, “a apresentação do espetáculo vem para contribuir de forma significativa, enriquecendo à comunidade com essa tão importante ferramenta de propagação da cultura que é o teatro e, oportuniza ainda, o fortalecimento do vínculo imprescindível entre escola e comunidade”.
Orobó – termo possivelmente de origem tupi, é uma das regiões mais extensas de zona rural de Valença BA, cortada por diversos rios como o Rio do Meio, Rio do Engenho, Rio Pitanga, Rio de Areia, Rio Teiu e Rio Vermelho. Entre a sua população conforme o IBGE tem agricultores familiares, quilombolas e indígenas. O cravo, guaraná, mandioca, urucum, cacau e Banana são produções agrícolas expressivas no Orobó. O adensamento populacional foi ampliado na região após a coroa estabelecer ela como área real de corte de madeira. Em 2015, as comunidades do Candimba e Rio Vermelho, pertencentes ao Orobó, foram reconhecidas como quilombolas pela Fundação Palmares.