Marcos Medrado disse que não vê serventia no aeroporto de Valença: “Só serve para transportar drogas”
Posicionamento mostra a direção perigosa (e equivocada) do "olhar pra trás".
Na coletiva de imprensa, realizada ontem no Teatro Municipal de Valença, em alusão aos 100 dias do governo de Medrado, uma pergunta surgiu sobre a retomada do movimento de turistas no aeroporto.
Questionado se tem previsão desse retorno, o prefeito respondeu olhando para trás, revelando desconexão com a realidade, conforme o trecho a seguir: “Não vejo nenhuma utilidade nesse aeroporto. Ele veio para atrapalhar a indústria de reciclagem [aterro sanitário] que seria construída ali. De lá pra cá a Anac não investiu nada e hoje só serve para transportar drogas”.
A fala do prefeito considera que o aeroporto é descartável, quando se esperava que ele iria exercer pressão política para reativar um investimento que custou milhões aos contribuintes e deveria voltar à plena atividade para os serviços regionais do turismo, do comércio, de eventos, etc.
Aquele equipamento não pode ser desperdiçado ou ignorado. Está ali com potencial pra trazer novos visitantes que, porventura, não chegam por aqui devido ao vácuo de opções na aviação regional e de gestores com visão para a frente.
A ANAC não só investiu como inspecionou e liberou os equipamentos de última geração, instalados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado em 2023. Ou seja, está tudo muito bem preparado para receber aeronaves de outros estados, seja de qualquer porte. Então, o que realmente está pegando com a reativação do aeroporto de Valença?
O pronunciamento não poderia ser mais desastroso, mas foi. O prefeito desconsiderou a ida do jovem João Pedro a Brasília para tratar do aeroporto e disse equivocadamente que o ministro que esteve com o Embaixador do Autismo da Bahia havia sido demitido e os esforços do brilhante valenciano teriam sido em vão. Não bastasse ser deselegante e desnecessária, a fala do prefeito pisou feio na desinformação e nos equívocos. O ministro que saiu do governo foi o das Comunicações. O de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, continua no cargo.
Não, essa questão do aeroporto de Valença não pode ser tratada com essa visão superficial e negacionista. É preciso ter atitude e articulação política para aproveitar os governos estadual e federal, tão propagados como alavancas para Valença caso Medrado fosse eleito. Ele foi. E aí?
Foto: Reprodução (Aeroporto de Valença – ano de 2016, quando a companhia aérea Azul operava com um voo comercial Valença X Campinas).