6 de dezembro de 2024

30 de janeiro de 2024

0

0

Lançamento do livro de receitas “Cabruca à mesa” acontece em Taperoá no dia 21 de outubro 

Publicação valoriza produtos da cabruca para a alimentação escolar.

 

 

No dia 21 de outubro, quando se comemora o Dia Nacional da Alimentação Escolar, será lançado em Taperoá, Bahia, a publicação Cabruca à Mesa. A obra reúne receitas baseadas em produtos da sociobiodiversidade das cabrucas do Baixo Sul da Bahia, com objetivo de estimular uma alimentação mais saudável e regionalizada, ao mesmo tempo em que gera oportunidades de comercialização e gera renda para pequenas e pequenos produtores.

O encontro de lançamento reúne profissionais da alimentação escolar, assim como representantes de prefeituras da região.

“Por meio da publicação, queremos celebrar o trabalho que realizamos em parceria, ao mesmo tempo em que queremos inspirar cada vez mais municípios e Estado a ampliarem os investimentos no Programa Nacional de Alimentação Escolar, utilizando os produtos da Agricultura Familiar do nosso Território”, reforça Emanuel Ribeiro, Diretor Executivo do Ciapra.

As receitas apresentadas no livro são fruto de um processo de articulação que ocorreu ainda em 2023. Foram realizadas duas oficinas culinárias com manipuladores de alimentos e profissionais da nutrição, dos municípios do Consórcio Intermunicipal das APAS do Baixo Sul da Bahia (Ciapra), para promover o uso na alimentação escolar de produtos cultivados e/ou beneficiados pela agricultura familiar e de espécies comestíveis que crescem junto às cabrucas.

Com a participação de mais de 50 pessoas, as oficinas foram conduzidas pela nutricionista Neide Rigo. Neide, que inspira milhares de pessoas ao valorizar uma cozinha comum, se baseou nas trocas promovidas na oficina para organizar as receitas da publicação, que possam ser usadas em cozinhas escolares. “Fazer parte deste processo de trocas é muito inspirador. Aprendemos muito em grupo, nos inspiramos e hoje temos a publicação para divulgar a riqueza dos produtos da cabruca e valorizar o trabalho tão carinhoso e comprometido realizado nos refeitórios escolares do Sul da Bahia. Com as oficinas e com a publicação, somamos aos esforços para garantir alimentação escolar de qualidade, baseada em produtos locais, frescos e saudáveis”, destaca Neide.

As oficinas foram realizadas por projetos realizados no âmbito do programa develoPPP, do Ministério da Cooperação da Alemanha (BMZ) e implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, junto com o Ciapra. A publicação ainda contou com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA).

“Ao lançar a publicação, vemos um conjunto de receitas que possibilita que as compras do Pnae sejam ainda mais diversas, a partir dos produtos e sabores que as cabrucas oferecem. É um material prático, para consulta e uso no dia a dia dos refeitórios das escolas. Estamos muito felizes com o resultado, e esperamos que este trabalho inspire mais e mais municípios a promoverem uma alimentação saudável, regional e baseada em produtos da agricultura familiar”, comenta Barbara Santos, assessora técnica da GIZ Brasil.

Fotos: Jônatas Soares | Ilume Agência

 

Deixe uma resposta