9 de agosto de 2022

Livro “As Escolas de Joana”, de Jamile Menezes, está disponível para download gratuito

Obra da arte educadora valenciana vem impactando crianças por vários lugares e agora pode ser lido na versão virtual.

0 153

 

Imagem: Jamile Menezes

 

A valenciana Jamile Menezes comemorou em suas redes sociais o sucesso do livro de sua autoria “As Escolas de Joana” que agora está disponível para download gratuito com link na bio de @jammenezes.

Ela ainda anunciou que em breve promoverá lives sobre educação no campo, literatura, representatividade e infâncias; vídeos contando a história e ensinando a fazer livro artesanal, com acessibilidade em Libras e legendas; livros impressos para distribuir alguns em escolas, bibliotecas, ONGs e instituições interessadas.

O projeto “As escolas de Joana: produção literária e contação de histórias sobre infâncias e representatividade” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da @secultba Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Jamile é arte educadora, atriz, fotógrafa, designer e editora de vídeos. Especialista em Arte-Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, já trabalhou como atriz e produtora na Bocó Cia. de humor, em Cachoeira-BA, e também é uma excelente ilustradora e criadora de caricaturas.

Ela interpreta a Boneca Zazá há cerca de 12 anos e mergulhou no universo infantil em sua profissão, realizando aulas, rodas de conversas, participando de colóquios, espetáculos a exemplo do “Baú encantado de memórias” apresentando contos populares, cirandas, cantigas, contação de histórias afro-brasileiras e indígenas, além de brincadeiras.

O livro As Escolas de Joana reune as habilidades da jovem natural de Valença, Jamile Menezes. Além de escrever, ela também criou toda a identidade visual e desenhou as imagens, que representam a sua família “Art&Foto”: seu pai, o fotógrafo Jonas Andrade; sua mãe, Jandira Menezes e seus dois irmãos: Zai Pereira e Henrique Pereira.

A obra chegou a ser adotada como paradidático e apresentada em várias cidades do Baixo Sul, Recôncavo da Bahia e outras regiões. Foi também trabalhado em diversos projetos em escolas,  universidades e outras instituições sobre Educação no campo, racismo, auto-estima e a importância de viver intensamente a infância, tendo a família como espaço principal de ensinamento dos valores necessários para uma boa convivência, com respeito às diferenças, auto-estima, orgulho de suas origens, tradições, cultura, sentimento de pertencimento, afirmação e reconhecimento de sua identidade.

O livro aborda as aventuras da fase infantil vivida na zona rural pela menina Joana de 8 anos, na zona rural com seu pai, mãe e dois irmãos. Mesmo morando longe da escola, ela se diverte no trajeto com muita imaginação e criatividade. Para a autora, a valorização da infância e do brincar são peças fundamentais na formação cidadã.

Joana Figueiredo, que hoje já está com 15 anos, na época do lançamento do livro, vizinha de Jamile, em Valença, se contagiou ao ler as aventuras da menina que tinha o seu nome. Ela inspirou-se escolhendo “Escolas de Joana” como tema de seu aniversário de 9 anos.

Imagem: arquivo pessoal

 

Para saber mais sobre a autora:

Instagram:

https://instagram.com/jammenezes?utm_medium=copy_link

YouTube:

https://www.youtube.com/jamilemenezes

Facebook:

https://m.facebook.com/JamileMenezes2/

Link para baixar o livro:

https://linktr.ee/jamilemenezes

 

Boneca Zazá, personagem de Jamile Menezes. 

Imagem: Art & Foto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.