19 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Cortejo da Burrinha percorre as ruas de Jaguaripe nesta quinta-feira

O Dia de Reis é marcado pela tradição cultural no município do Baixo Sul.

 

Hoje (06/01), às 19 horas, acontece na Praça Histórica de Jaguaripe o Tradicional Cortejo da Burrinha. A manifestação que consiste em um homem montado em uma burrinha artesanal que percorre as ruas da cidade ao som de fanfarra, faz parte do calendário de eventos culturais do município é promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

A Burrinha foi criada por um morador local, com a finalidade de dar ênfase e abrilhantar a festa de reis e se tornou símbolo do evento, que acontece sempre no dia 06 de janeiro, acompanhado por bandas e foliões com as características idênticas ao Bumba meu Boi.

No ano passado, o evento não aconteceu devido  a pandemia de Covid-19, mas a Prefeitura promoveu uma retrospectiva em vídeo com imagens de anos anteriores.

Jaguaripe abriga um belo centro histórico,
com monumentos expressivos. O nome vem do tupi-guarani e significa “Rio da Onça’’, surgiu durante a 3ª Governadoria Geral do Brasil – Mem de Sá (1558-1572), sendo o primeiro município criado do Recôncavo Baiano, que hoje pertence ao Baixo Sul.

 

 

Deixe uma resposta