17 de janeiro de 2022

Conheça o Clube de Yoga do Riso da Ilha de Tinharé

Inspirados pela medicina indiana, um grupo de Morro de São Paulo e Gamboa usa o riso como terapia e atrai participantes a serviço do bem-estar. Técnicas de alongamento e respiração misturadas com risadas atuam como anti-depressivo e ajudam na prevenção de doenças.

1 52

 

Apenas comece a rir e os outros seguirão! Esse é o princípio da Yoga que possibilita alongamento, técnicas respiratórias e a prática regular do riso. Enquanto realizam os movimentos da Yoga, as pessoas são levadas a rir e acabam rindo um do outro. Uma risada tímida se transforma num sorriso largo e contagiante, ou seja, o riso simulado desencadeia num riso espontâneo com efeito terapêutico e que promete até mesmo maior produtividade profissional e melhoria nas relações interpessoais.

Após conhecer o poder positivo do riso, um grupo de amigos resolveram se juntar em Morro de São Paulo e Gamboa para criar um Clube de Yoga que une os preceitos técnicos clássicos da ioga tendo o riso como elemento principal que traz benefícios a quem pratica.

A Yoga do Riso combina exercícios simples de respiração em sessões de ioga, com exercícios lúdicos do riso, que ajudam a aumentar a oxigenação do corpo e do cérebro. Nas atividades, o participante pode rir, independente do motivo, sem precisar de humor, piada ou comédia e são estimulados para isso. Basicamente se trata de incentivar risadas falsas que acabam por se tornar reais.

“A gente pratica o riso como um exercício físico com contato visual, contato físico, ludicidade e espírito infantil. Exercícios próprios que vão simulando a gargalhada até que ela se torne real e contagiosa. Se baseia no fato científico de que nosso cérebro não consegue diferenciar uma risada simulada e uma risada real. E já vai produzindo os mesmos benefícios a qualquer pessoa”, explicou uma das idealizadoras, Francesca Laus. 

A filosofia do sorriso ganhou o mundo: 

Segundo os organizadores, o riso é remédio natural comprovado na ciência e na prática. Foi criada em 1995 por um médico indiano chamado Madan Kataria e sua esposa, inicialmente com um grupo de apenas 5 pessoas, e hoje já está em mais de 100 países, com milhares de clubes do riso espalhados pelo mundo.

Especialistas dizem que a estimulação do riso expande a consciência, eleva a saúde mental e até ajuda prolongar a vida. Existem até relatos de pessoas que tiveram diagnósticos de doenças terminais que conseguiram viver mais que as expectativas decretadas pelos médicos. Estudos científicos afirmam que o riso acalma e é um catalisador para o bem-estar fisiológico e psicológico. Além disso, minutos sorrindo são capazes de ativar células imunológicas e reequilibrar o sistema nervoso.

“O riso, por um lado, diminui o stress, a tensão, a ansiedade, a depressão, doenças cardíacas, hipertensão, doenças crônicas, diabetes e, por outro, eleva o bom humor, a sensação de bem-estar, o estado de relaxamento, a alegria, a tranquilidade, o sistema imunológico e a saúde de forma geral. O riso nos livra do que é mau e nos preenche do que é bom. Dez minutos de riso produzem um efeito analgésico de até duas horas, porque o riso libera endorfinas e encefalinas”, disse Carol, líder do clube.

O Clube Yoga do Riso da Ilha de Tinharé foi criado no dia 14 de janeiro as 11:11 horas na casa cultural e Terra Mãe no Morro de São Paulo Ilha de Tinharé com apenas 9 pessoas. O horário cronometrado (11:11) representa a abertura de portais para a chegada na terra de uma energia mais elevada.

De acordo com membros do grupo, há uma clara melhoria da atmosfera geral das pessoas que praticam a Yoga do riso, que cria condições para o praticante rir num tempo mínimo por dia, ideal para promover os benefícios para a saúde. Em casa ou no trabalho, rimos menos do que deveríamos e os resultados no corpo dependem da prática cotidiana.

Os encontros fixos acontecem 1 vez por semana na Gamboa, no Espaço Árvore da Vida e no Morro, na casa cultural Terra Mãe. Os idealizadores também organizam encontros virtuais e outros eventos.

No dia 2 de maio, Dia Mundial do Riso que foi instituído em 1998, o Clube de Tinharé celebrou com algumas atividades desenvolvidas em alusão à data.

Contato:

Carol (75) 9098512082
Ailin (75) 92281546
Francesca (75) 999862315

1 comentário
  1. JOSEMERE Diz

    Tenho bastante interessante no assunto, pois já alguns anos tenho um personagem que leva alegria e riso ao pacientes da Santa casa. Um projeto social voluntário, com isso fiz cursos de palhaçaria em Salvador , onde conheci a terapia do Riso e me apaixonei. Já sabia da existência de clube do Riso e outras técnicas como o yoga do Riso. Agora aqui em cairu nas ilhas pra mim é um presente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.