Teia dos Povos promove oficina de Destilação de Óleo Essencial e Hidrolato com Aroeira em Cova de Onça
A formação, gratuita para nativos, será ministrada pelo Mestre Cobra Mansa do Kilombo Tenondé.
Nos dias 15 e 16 de junho, sob o comando do Mestre Cobra Mansa, a comunidade Teia dos Povos vai realizar uma oficina gratuita de Destilação de Óleo Essencial e Hidrolato com Aroeira, em Cova de Onça, município de Cairu.
A extração dos óleos essenciais pode ser feita de diversas partes das plantas, como folhas, frutos, cascas, raízes e sementes. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade, variando de qual parte da planta ele foi extraído.
Os aromas dos óleos essenciais liberam partículas que estimulam as células nervosas. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam um sinal para o sistema nervoso, que reage modificando o humor ou estado de espírito da pessoa.
Os óleos essenciais podem combater a insônia, o estresse, a ansiedade, falta de concentração, depressão e, ainda, problemas considerados físicos, como cortes, dores de cabeça, micoses, entre outros.
O território onde se encontra a comunidade pesqueira Cova da Onça, é diverso e abundante em plantas aromáticas. Pelo fato de algumas moradoras e moradores estarem muito conectados com a agricultura, com as plantas, podem se beneficiar extraindo óleo para ajudar no tratamento de doenças na própria comunidade, assim como gerar renda extra, com a venda dos óleos.
Mestre Cobra Mansa, homem afro-indígena, mestre de capoeira Angola, liderança do Kilombo Tenondé, construindo a Teia dos Povos, com sua experiência de anos em agroecologia, apoiará a comunidade oferecendo uma oficina gratuita de 1 dia e meio para os moradores, compartilhando além de seu conhecimento, todo aparato tecnológico para a extração.
Inscrições para não moradores
A Teia dos Povos abriu 5 vagas para pessoas de fora da ilha e a colaboração cobrirá as despesas de transporte, alimentação e estadia do Mestre Cobra Mansa e dos outros parceiros, além do material necessário: frascos/embalagens para que o óleo extraído seja repartido para a comunidade.
Qualquer valor doado para o PIX: aloyanalemos@gmail.com
O valor de troca para receber o conhecimento será de 1 frasco de óleo é de R$ 200,00 incluindo café da manhã e o almoço do dia 16 de julho.
Para participar, os interessados devem fazer contato com Loy pelo whatsapp (93) 99241-3769.
PROGRAMAÇÃO
Dia 15 de julho (sábado)
17h as 19h roda de conversa: o que é óleo essencial? qual seu valor medicinal? Como pode beneficiar a terra e comunidade?
Dia 16 de julho (domingo)
7h as 12h extração de óleo essencial de frutos e folhas da aroeira;
12h as 13h almoço;
14h as 16h extração de hidrolato de aroeira;
16h as 18h envazamento do óleo e hidrolato para comercialização.
Com informações do Mestre Cobra Mansa Kilombo Tenondé