12 de setembro de 2024

30 de janeiro de 2024

SEC Bahia publica edital do Universidade para Todos

O programa gratuito de pré-vestibular e preparação para o Enem oferece 18.966 vagas em toda a Bahia, sendo 500 vagas em seis municípios do Baixo Sul: Aratuípe, Camamu, Gandu, Ituberá, Jaguaripe e Valença.

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza, no período de 16 a 25 de maio, as inscrições para 18.966 vagas do Programa Universidade para Todos (UPT), nos 27 Territórios de identidade, conforme edital publicado, neste sábado (6), no Diário Oficial do Estado. Isto representa 3.966 vagas a mais do que em 2022, quando foram ofertadas 15 mil vagas. As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).  Mais de 29 mil estudantes do UPT já ingressaram no Ensino Superior.

 

Nesta nova edição, serão contemplados 195 municípios do Estado da Bahia, com a oferta das atividades do programa em 310 polos de funcionamento. Em Salvador serão 34 polos com a oferta de 2.375 vagas.

 

O início das aulas está previsto para o dia 5 de junho. O programa é destinado ao fortalecimento das aprendizagens e preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede pública de ensino da Bahia para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior.

 

Pode se inscrever o candidato da rede pública do Estado regularmente matriculado, em 2023, no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); e no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); além de egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Não será permitida a inscrição de candidato que estiver cursando ou que tenha concluído curso de nível superior.

 

Inscrições – No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, bem como preencher integralmente o formulário de inscrição. O candidato terá que informar, obrigatoriamente, o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criar uma senha de 6 a 8 dígitos, o que dará origem a um nome de usuário para acesso ao endereço de inscrição. Dúvidas referentes à inscrição podem ser tiradas pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo e-mail upt@educacao.ba.gov.br.

 

Seleção – Para a seleção e preenchimento das vagas, serão observadas a opção formulada pelo candidato no requerimento de inscrição quanto ao município, local de funcionamento e turno que deseja cursar e o aproveitamento escolar resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, transcritas pelo candidato no ato da inscrição.

 

Resultado e matrícula – A relação oficial dos candidatos selecionados será disponibilizada na internet, no mesmo endereço de inscrições, e, também, nos sites das universidades públicas (UEFS, UESB, UESC, UNEB e UFRB). O candidato contemplado e convocado efetuará a sua matrícula na data a ser definida pelas universidades parceiras. Após a publicação dos resultados, os selecionados serão convocados para a realização da matrícula, que será realizada na modalidade presencial no local e turno que optou para cursar.

 

Vagas no Baixo Sul: 

Aratuípe: 50 vagas / Noturno, em local a ser definido;

Camamu: 50 vagas / Noturno, em local a ser definido;

Gandu: 50 vagas / Noturno na Escola Municipal Ceres Libânio da Silva.

Ituberá: 100 vagas / Noturno, sendo 50 na sede (local a definir) e 50 na Escola Técnico em Agroecologia Luana Carvalho (Assentamento Joseney Hipólito – MST);

Jaguaripe: 100 vagas / Noturno, sendo 50 no Colégio Estadual Aristides Maltez e 50 no distrito de Palma;

Valença: 150 vagas Noturno, sendo 100 no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins e 50 no Centro Estadual de Educação Profissional do Leste Baiano – CEEPS.

 

Educação Bahia

1 comentário
  1. Samuel Diz

    Gostei muito e aprender

Deixe uma resposta