Retrocesso em Valença: coleta de lixo é feita com caçambas
Uma cena foi flagrada hoje (06/02) numa rua do Centro de Valença. A coleta de lixo voltou a ser realizada com caçambas abertas, sem proteção, com um amontoado de sacolas em cima. O horário também é inadequado, pois congestiona o trânsito.
Os garis são sacrificados a subir para arrumar o lixo numa altura perigosa e o trabalho demora bem mais. As condições precárias com o uso desse veículo inapropriado, causam riscos químicos, biológicos e de acidentes, já que o acúmulo do chorume atrai micro-organismos nocivos à saúde, causando doenças, além do estressante esforço físico e probabilidade de quedas.
Tem também o transbordamento do lixo que cai no trajeto emporcalhando ainda mais as ruas.
A responsabilidade é da empresa Sierra, que sempre prestou um serviço “meia boca” na cidade, com frota e quadro de pessoal visivelmente insuficientes, e que ainda continua operando o recolhimento na cidade nessa nova gestão. A contratada da Prefeitura mudou de uniforme: tirou a farda verde e colocou uma laranja, mas é a mesma de antes.
A prática de carregar lixo em caçambas é ilegal, compromete a segurança dos agentes de limpeza e da população. As caçambas devem ser utilizadas apenas para resíduos originados da construção civil ou de demolição.
A prefeitura pode aplicar sanções a empresa que deixou de cumprir as normas estabelecidas. As sanções podem incluir notificação, multa e apreensão.
Vale lembrar que o ideial é que a coleta de lixo seja feita com os caminhões compactadores, que foram implantados desde 2013 no município.