12 de setembro de 2024

30 de janeiro de 2024

NTE 06 PREPARA PROFESSORES PARA O SAEB E ENEM 2023

Professora Rosângela Góes ministra formação continuada a professores de escolas estaduais.

 

Nesta terça-feira, 9 de maio, das 8 às 14 horas  no Colégio Gentil Paraíso Martins, em Valença, a professora Rosângela Góes estará conduzindo uma formação continuada com a equipe do Colégio Estadual Cândido Meireles – CECAME, de Cairu.

A ação faz parte do projeto “Aprendizagem Essencial”, desenvolvido pelo NTE 06, com as escolas estaduais: Colégio Estadual Cândido Meireles – CECAME/Cairu, Colégio Estadual Professor Neilton Lima Moreira – CEPRONELIM/Igrapiúna, Colegio Eatadual Maria Xavier de Andrade Reis – CEMXAR/Presidente Tancredo Neves, Colégio Eatadual Líbia Tinoco/Teolândia e Colégio Eatadual Adelaide Sousa/Nilo Peçanha, durante o ano letivo de 2023.

O objetivo é subsidiar os professores e coordenadores pedagógicos em estratégias de avaliação por Competências e Habilidades, o que inclui a metodologias para o ENEM e SAEB (Avaliações nacionais), bem como recomposição em leitura e escrita para os alunos, a maioria com dificuldades aumentadas por conta da pandemia e o ensino à distância.

O CECAME será o terceiro a participar da etapa 2023, organizada pelo Núcleo Territorial de Educação – NTE 06/Valença. Os municípios de Igrapiúna e Tancredo Neves já foram contemplados este ano.

“O Projeto Aprendizagem Essencial, no âmbito da Formação Continuada, é um importante instrumento de reflexão e construção de práticas pedagógicas articuladas às matrizes das avaliações externas, como o Sistema de Avaliação Baiano da Educação, o Sistema de Avaliação da Educação Básica e o Exame Nacional do Ensino Médio. Em sua concepção e operacionalidade é um instrumento de reflexão, avaliação e de construção de conhecimento que, além de oxigenar a formação de professores, leva em conta a aprendizagem por habilidades, lançando mão das formas ‘canônicas’ dos atos de ensinar e aprender. É uma possibilidade para refletir acerca da centralidade do processo ensino-aprendizagem, atualmente, que não deve estar alicerçada somente na ideia sobre o “como se ensina”, mas deve partir do pressuposto de ‘como se aprende'”, destacou o professor doutor Hélio de Cristo.

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