18 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Indicadores de saúde em Ituberá sobem novamente e município se consolida como destaque na Bahia

A avaliação positiva mostra um crescimento bem acelerado, retratando uma melhoria significativa na qualidade dos serviços.

 

O município de Ituberá conquistou mais um avanço nos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil do Governo Federal. Os indicadores saltaram de 2.85 em 2021 para 9.66 em 2023. Dos 417 municípios da Bahia, Ituberá ocupa a 78° posição.

Entre os indicadores apurados a cada quatro meses, estão de pré-natal (consultas), pré-natal (Sífilis/HIV), gestantes/saúde bucal, cobertura citopatológico, cobertura pólio e penta, hipertensão (PA aferida) e diabetes (Hemoglobina Glicada). Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

O objetivo do programa Previne Brasil, de acordo com o governo federal, é estimular o aumento no acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e as equipes de saúde.

Em maio, na aferição do primeiro quadrimestre de 2023, Ituberá registrou 9,36 pontos no indicador e vem numa escalada de aumento da qualidade na performance do trabalho realizado na área da Saúde.

Resultado significa mais recursos para saúde de Ituberá

A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto financeiro no financiamento federal. A posição de Ituberá, além de comprovar a qualidade do atendimento em Saúde, também significa que o município receberá mais recursos para investimentos.

 

O Prefeito Reges Aragão destacou a importância do trabalho dos profissionais da saúde na consolidação desses indicadores.

“É mais um resultado de muito trabalho dos profissionais que estão comprometidos junto com toda a nossa equipe em cuidar cada vez mais da nossa gente!”

A Secretária de Saúde, Talita Abreu afirmou que “Toda a equipe de saúde está trabalhando focando na humanização e acolhimento dos Ituberaenses e que os indicadores são resultado desse processo que já coloca Ituberá com destaque entre as notas em todo o Estado da Bahia”.

 

Deixe uma resposta