18 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Hoje tem Kilombo Tenondé no Panela de Bairro

Neste sábado, ao meio dia, na TV Bahia, será exibido o episódio do programa gastronômico gravado em Valença.

Valença estará neste sábado, 28, ao meio dia na TV Bahia.

A experiência gastronômica do apresentador Dalton Soares estará no ar no quadro Panela de Bairro.

O Kilombo Tenondé mostra suas receitas ancestrais com o toque do tempero feito com especiarias de Valença. Os pratos serão o Crocante de Banana e o Tostone com patê de Taioba.

O público também conhecerá a produção de chocolate orgânico e a história do Mestre Cobra Mansa, um capoeirista que rodou a África atrás dos ancestrais da Capoeira.

É a Costa do Dendê mostrando sua culinária criativa e saborosa na temporada Consciência Negra do programa Bahia Meio Dia.

As gravações tiveram o acompanhamento e suporte da Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Turismo.

Kilombo Tenondé

O Kilombo Tenondé é um pequeno vilarejoo localizado no KM 11 da Rodovia BA-542, Povoado do Bonfim, Guerén, e promove a vivência sustentável em comunidade buscando resgatar a filosofia e a importância histórica dos Quilombo brasileiros.

Sua área é 80 hectares e é habitada e frequentada por praticantes e/ou simpatizantes da arte da Capoeira Angola e da permacultura e as atividades são coordenadas pelo proprietário da fazenda. 

Coordenado pelo proprietário da fazenda Cinézio, reconhecido na capoeira como Mestre Cobra Mansa, o Kilombo Tenondé combina a arte de Capoeira Angola com a prática de permacultura realizando uma série de atividades, eventos e oportunidades de trabalhos voluntários. Essas atividades envolvem a bioconstrução, agroflorestas, a agricultura orgânica (incluindo produção de: cacau, canela, cravo, urucum, dendê, guaraná, manica, jaca, legumes, dentre outros), criação de animais, incentivando a comunidade local para o desenvolvimento de práticas ecológicas e auto-sustentáveis.

A área tem floresta nativa, áreas de agricultura e áreas reflorestadas.

 

Deixe uma resposta