Governo do Estado vai revitalizar terminais marítimos de Morro de São Paulo e da Gamboa
Etapas de medições e elaboração dos projetos foram concluídas no mês de junho, logo após a Agerba voltar a ser responsável pela regulação dos equipamentos.
No primeiro semestre deste ano, o Governo da Bahia assumiu novamente os terminais marítimos do Morro de São Paulo e da Gamboa, na Ilha de Tinharé, município de Cairu. De lá pra cá, o Estado enviou equipes da Agerba e da Seinfra que fizeram vistorias, inspeções e medições nos dois equipamentos.
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia informou que o aviso de licitação para a recuperação dos terminais hidroviários de Morro de São Paulo e Gamboa do Morro tem a previsão de ser publicado até a primeira quinzena de agosto.
Os projetos foram concluídos pela equipe técnica do órgão no final do mês de junho. Agora, encontra-se na etapa de orçamento.
As ações a serem realizadas em ambos os terminais são de requalificação estrutural do atracadouro, da iluminação, do guarda-corpo e dos flutuantes.
O objetivo dos serviços é dar mais conforto e seguranças aos usuários do sistema de transporte. Os terminais são muito utilizados pelos moradores e por turistas que visitam as praias do arquipélago.
Com o anúncio, o Governo do Estado garante que os equipamentos serão totalmente reformados para oferecer uma estutura moderna e digna dos destinos turísticos.
O contrato de concessão com a Dáttoli, que opera o embarque e o desembarque de passageiros nos dois terminais, é vigente até 2024 e a empresa deverá, depois das obras, fazer a manutenção, garantindo a continuidade do pleno funcionamento, cuja fiscalização é de responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos, Transportes e Comunicações da Bahia / AGERBA.