Gamboa perde antena do programa Fala Bahia. Instalação foi transferida para outra localidade
O município de Cairu havia sido contemplado com a melhoria do sinal telefônico e de internet, mas houve mudança.
O repórter Edvaldo Andrade, conhecido como Ed Som, do Chama Chama Notícias, publicou em grupos de WhatsApp um áudio em que ele informa que Cairu perdeu a antena da Claro que seria instalada na Gamboa, ilha do município de Cairu, pelo Governo do Estado. Na visão dele, a conquista foi frustrada por falta de interesse do governo municipal. Ele ainda opina que o prefeito Hildécio Meireles (UB) agiu com “birra”, porque é contrário politicamente ao governador Jerônimo Rodrigues.
Filiado ao União Brasil, partido de ACM Neto, Hildécio é o único gestor do Baixo Sul que não faz parte da base aliada do Governador da Bahia.
O prefeito de Cairu teve um encontro com o governador em agenda divulgada no início deste mês. Lá se tratou de várias pautas, mas a antena da Gamboa não foi mencionada na publicidade oficial nem da gestão municipal nem do Governo do Estado.
O programa Fala Bahia, da Secretaria Estadual de Infraestrutura, tinha a previsão de implantar uma antena no local, visando melhorar a comunicação no destino turístico. A ação foi divulgada diversas vezes aqui no site, com informações oficializadas pelo Estado.
Em contato com a Seinfra Bahia, o órgão confirmou que a instalação da antena com Estação Rádio Base (ERB) na Gamboa, em Cairu, prevista através do Programa Fala Bahia, não teve autorização ambiental. Em Cairu, o município é o responsável por esta aprovação, e, de acordo com a Seinfra, a ação não teve êxito devido ao terreno estar localizado numa Área de Proteção Ambiental (APA).
A pasta estadual informou ainda que, como o contrato com a operadora Claro tinha previsão de conclusão, teve a necessidade de fazer uma substituição para ativar o sinal de telefonia móvel em outra localidade. Ou seja, a Gamboa, que tem problemas com a internet, perdeu a antena para outra comunidade.
Foto: Elton Andrade | Agência Andrade