Em Cairu, praias estão impróprias para banho, segundo o Inema
O Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou, nesta sexta-feira (12), um Boletim de Balneabilidade que aponta as praias impróprias para banho neste fim de semana.
Os critérios adotados pelo Inema estão definidos na análise da presença de uma bactéria nas águas, que é encontrada de maneira abundante somente em fezes humanas e de animais, esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.
Segundo o órgão, a balneabilidade é considerada imprópria quando a densidade da bactéria E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.
Ainda que uma praia apresente baixas densidades de bactérias fecais, ela pode ser classificada na categoria imprópria, quando ocorrerem circunstâncias como: derramamento de óleo, extravasamento de esgoto, ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.
O Inema alerta que no período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.
Além disso, não é aconselhável tomar banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. O Inema fornece um aplicativo gratuito que informa a qualidade das praias. O ”Vai Dar Praia” está disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS.
O alerta inclui o município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia.
Confira lista de praias impróprias no litoral do Baixo Sul
– 1ª. Praia de Morro de São Paulo (Início da primeira praia);
– 2ª. Praia de Morro de São Paulo (Início da segunda praia);
– 3ª. Praia de Morro de São Paulo (Início da terceira praia);
– 4ª. Praia de Morro de São Paulo (Início da quarta praia);
– Gamboa (Em frente ao píer de Gamboa).
Fonte / Foto: Alô Alô Bahia