Cinergia Diversa leva exibições de filmes para comunidades de Valença
Programação diversificada e acessível fortalece identidade e cenário cultural local.
O Cinergia Diversa, projeto voltado para a democratização do acesso ao cinema, realizará exibições gratuitas e acessíveis de filmes em quatro comunidades de Valença entre os dias 13 e 16 de fevereiro.
As sessões acontecerão em um veículo movido a energia solar, permitindo que a iniciativa alcance territórios estratégicos de atuação, conforme a proposta do projeto. Serão contempladas zonas rurais, comunidades periféricas, indígenas e quilombolas . Além disso, todas as exibições contarão com recursos de acessibilidade, como legendas adaptadas e interpretação em Libras, garantindo uma experiência inclusiva para o público.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
A curadoria do projeto foi elaborada para oferecer um recorte amplo e representativo da diversidade cultural. Natureza França, curadora do Cinergia Diversa, destaca a importância dessa seleção: “As sessões trarão produções baianas, de animação, ficção e documentário, abordando temas como autoestima, infância, cultura, tradição, território e relações sociais. Nosso objetivo é promover a inclusão e a diversidade por meio do acesso ao cinema, além da valorização dessa diversidade cultural que é tão nossa.” , compartilha.
Entre os filmes selecionados para exibição estão:
Balizando 2 de Julho (2019)
Meu Nome é Maalum! (2021)
Reisado (2019)
Salu e o Cavalo Marinho (2020)
T de Tubarão (2019)
Dona Dalva: A Vida e a Roda (2020)
Do Meu Lado (2019)
Além das exibições, o evento contará ainda com uma roda de conversa com a curadora e apresentações artísticas locais, reforçando o compromisso do projeto com a descentralização da cultura e a valorização da diversidade cultural. Na cidade o projeto vem sendo apoiado pela Prefeitura Municipal de Valença.
Exibições do Cinergia diversa em Valença
13/02 – Quilombo Novo Horizonte | 18h às 20h
14/02 – Guaibim, Praça São José | 18h às 20h
15/02 – Orobó, Comunidade Paraná | 18h às 20h
16/02 – Largo do Bonfim (em frente à Escola Municipal Oliveira Brito) | 18h às 20h
️ Entrada gratuita
♿ Sessões com acessibilidade em Libras e legendas adaptadas