14 de julho de 2024

30 de janeiro de 2024

Jerônimo cresceu 12% em apenas um mês

Veja a nova pesquisa do Instituto Paraná divulgada ontem com números para o Governador do Estado, Senador e Presidente.

 

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, comemorou o crescimento de Jerônimo, pré-candidato do PT ao Governo do Estado, na nova pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta segunda-feira, 25. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-06739/2022.

“Jerônimo cresceu 12% em apenas um mês! Sem TV, sem rádio, sem grande investimento em mídia social. A pesquisa não checou as pré-candidaturas contextualizando seus campos políticos; mas se há trinta dias Jerônimo já empatava com o ex-prefeito, hoje a situação deve ser ainda melhor”.

O presidente do PT afirmou também que a eleição nacional, em que Lula lidera todas as pesquisas de intenção de voto, terá impacto no pleito da Bahia . “A eleição nacional influencia muito. Quando a sociedade identificar quem foi oposição a Bolsonaro e quem colaborou com ele, a disputa ficará mais evidente”.

“Eu não sou de escalar time adversário nem dar conselho para a oposição. Mas não adianta ignorar as eleições presidenciais. Elas vão acontecer. Ignorar cenário nacional e seu impacto na Bahia é insistir em uma realidade paralela”, concluiu Éden.

Jerônimo teve a sua pré candidatura lançada no dia 31 de março, logo após formar dupla com o radialista e Presidente da Câmara de Salvador, o vereador Geraldo Júnior (MDB). De lá pra cá, tem percorrido algumas cidades da Bahia ao lado do Governador Rui Costa em entrega de obras e equipamentos, como também na Caranava Mais Bahia para levantamento de propostas na elaboração do Programa de Governo Participativo – PGP,  junto dos Senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, do pré candidato a vice-governador e de deputados da base aliada.

Pesquisa Governo da Bahia

A Paraná Pesquisas divulgou as intenções de voto na disputa para governador da Bahia. ACM Neto (UB) lidera com 55,4%. Jerônimo Rodrigues (PT) fica em segundo lugar com 16.1% dos apontamentos. O ex-ministro bolsonarista João Roma (PL), por sua vez, tem 10,1%. Kleber Rosa (PSOL) soma 1,2% e Giovani Damico (PCB) 0,5%.

Senado Federal 

A disputa para uma cadeira de senador na Bahia também foi pesquisada. Segundo o instituto, quem lidera a corrida é Otto Alencar (PSD), com 32,7%. O parlamentar é seguido por João Leão (PP), que tem 15,4%, e Raísa Soares (PL), com 7%. Por fim, Tâmara Azevedo (PSOL) soma 5,6%.

Presidente

Segundo a pesquisa, na Bahia, Lula (PT) tem 51,3% dos votos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) soma 25,8%. Ciro Gomes (PDT) é quem aparece em terceiro lugar no estado, com 6,9% das indicações de voto. Já os demais candidatos, quando somados, não chegam a 4% das intenções de voto. Nesta camada, André Janones (Avante) e João Doria (PSDB) são os dois que se saem melhor, tendo 1,2% cada.

O instituto realizou 1.820 entrevistas com residentes baianos.

Deixe uma resposta