22 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Valença realiza 5º edição do Dia Mundial da Limpeza

 

 

O maior evento ambiental do planeta aconteceu hoje, dia 17 de setembro, com a participação de 191 países e milhões de pessoas, que se juntam para realizar a limpeza de espaços, como praças, ruas, parques e praias.

Em Valença, na sua 5ª edição, a organização ficou por conta da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que promoveu ações de conscientização e convidou a população a limpar a Praia de Guaibim.

O Dia Mundial da Limpeza contou com cerca de 80 voluntários, com participação do prefeito Jairo Baptista, dos secretários municipais, além das associações, estudantes, professores, empresários, entre outros setores da sociedade, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar, convocar, engajar a todos para realização de boas práticas cidadãs sustentáveis.

Milhares de resíduos plásticos colocados em cerca de 205 sacos, de 300l cada, foram retirados das areias da praia. Essa ação teve a parceria da RRT Transportes, do site Atualiza Bahia, Fazenda Ponta do Curral, LMR Empreendimentos, do Exército Brasileiro – Tiro de Guerra, entre outros.

Sobre o Dia Mundial da Limpeza

O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. A ideia de limpar coletivamente um país começou na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores a nomearam de “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, descrevendo a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 191 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.

Deixe uma resposta