4 de dezembro de 2024

30 de janeiro de 2024

0

0

Valença não terá mais o CICOM – Centro Integrado de Comunicações

SSP-BA confirmou que as chamadas de urgência e emergência para as Polícias Militar, Civil, Técnica e o Corpo de Bombeiros passam a ser controladas pelo sistema de telecomunicações em Santo Antônio de Jesus, no território vizinho do Recôncavo. 

 

“Valença perde mais um importante equipamento regional. Governo do Estado vai tirar CICOM de Valença e tranferir para outra região. Com a extinção, o cidadão que ligar para o 190 da PM, por exemplo, será atendido por um policial da outra cidade”, lamenta leitor.

Na “Tribuna Aberta”, coluna do site Baixo Sul em Pauta aonde nossos leitores se tornam repórteres populares e nos enviam pautas, dúvidas e denúncias, recebemos um alerta de que o município de Santo Antônio de Jesus abarcará um órgão de segurança que funciona em Valença.

Fomos investigar e trouxemos a matéria sugerida:

O que é o CICOM

A Bahia possui uma integração das telecomunicações dos órgãos integrantes da Secretaria da Segurança Pública que faz a interligação de toda estrutura de Segurança Pública do Interior ao Centro Estadual de Operações e Inteligência – COI.

O Centro Integrado de Comunicações (CICOM) foi criado para ampliar a capacidade de atendimento, despacho e vigilância através de imagens armazenadas para qualquer situação de verificação de atos de criminalidade.

Espalhados por todo o Estado, objetivo principal é atender o cidadão num menor tempo possível, além de capturar e emitir alertas sobre criminosos flagrados por câmeras, fazer contato com a guarnição e encaminhar a captura dos meliantes.

Os CICOM realizam a gestão do pronto atendimento de ocorrências de urgência e emergência através dos sistemas de comunicação e videomonitoramento, visando a proteção da vida e do patrimônio.

No CICOM funciona o Centro de Operações da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica e do Corpo de Bombeiros, com o atendimento ao cidadão através dos números 190, 193 e 197, que utiliza a integração entre tecnologias de rádiocomunicação e sistemas de informação, provendo dados de grande importância para as Corporações.

CICOM pela Bahia 

Atualmente existem quinze (23) Centros Integrados de Comunicações – CICOM, sendo um (01) na capital e vinte e dois (22) no interior do Estado, que realizam o atendimento e despacho nas suas áreas de gestão. São eles: Alagoinhas, Porto Seguro, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Itaberaba, Ibotirama, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Santo Antonio de Jesus, Esplanada, Barreiras, Serrinha, Valença, Brumado, Euclides da Cunha, Guanambi, Irecê, Teixeira de Freitas e Santa Maria da Vitória.

Imagem: SSP-BA

Mudanças na Segurança Pública da Bahia

Com as mudanças estruturais anunciadas pelo Governo da Bahia, após projetos de Lei, o serviço passará por uma reorganização com as criações de nove Comandos Regionais, sendo sete para a PM no Recôncavo, Extremo Sul, Meio Oeste e Nordeste, e dois para o CBM no Oeste e Sul do Estado.

A PM também terá reestruturações nas Operações Gêmeos, Ronda Maria da Penha, Apolo e Ronda Escolar que crescerão e se tornarão os Batalhões de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivo, de Proteção de Proteção à Mulher, de Veículos e de Policiamento Escolar, respectivamente. Estão previstas as criações das Rondesps Recôncavo (Santo Antônio de Jesus), Nordeste (Paulo Afonso), Extremo Sul (Teixeira de Freitas) e Meio Oeste (Bom Jesus da Lapa), e dos Batalhões de Cajazeiras, Vera Cruz e Brumado.

Agora o CICOM de Valença terá sede em SAJ

Foto: Jornal Valença Agora

O CICOM de Valença funciona desde 2018, sendo inaugurado na época para abranger quase 500 mil pessoas em 22 municípios do Baixo Sul. Em maio de 2023, o centro confirmou que atende atualmente 14 cidades e, de um total de 55 câmeras de vídeomonitoramento instaladas, 44 estão em pleno funcionamento durante 24 horas por dia, sendo algumas de reconhecimento facial, colaborando com mandados de prisão, verificação de carros roubados, situações envolvendo crimes com veículos, etc. Os equipamentos estão instalados em Valença e Cairu.

Exatamente nesta quinta-feira (29), quando completa 5 anos de existência dessa sede na Costa do Dendê, chega a confirmação da notícia da interrupção definitiva das atividades na cidade de Valença, passando a ser em SAJ.

Foto: Inauguração do CICOM Valença em 
29/06/2018. 

Procurada pelo nosso site, a Secretaria Estadual de Segurança Pública da Bahia confirmou a transferência e disse que “com a digitalização do sistema de rádio e instalação de GPS nas viaturas, o CICOM de Santo Antônio de Jesus passará a recepcionar as ligações via 190 realizadas pelos moradores do Baixo Sul da Bahia”.

Em nota, o órgão também informou que “aqueles policiais lotados no CICOM de Valença passarão a atuar nas unidades policiais da cidade, visando um melhor atendimento à população”.

Ainda de acordo com a SSP, “a mudança não afetará a velocidade do acionamento das viaturas”.

Veja o vídeo da reportagem feita pela TV Costa do Dendê sobre como funciona o CICOM de Valença:

https://fb.watch/ltZbBNcf8Z/?mibextid=Nif5oz

 

Foto de capa: João Paulo Valete
Deixe uma resposta