VALENÇA: Fala do vereador Benvindo motivou invasão de homem armado no plenário
A sessão de ontem foi interrompida por um homem que não gostou do que Benvindo falou durante seu pronunciamento.
Ontem, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Valença, um homem entrou armado no plenário e começou a discutir com o vereador Benvindo (DEM) após se revoltar com a manifestação dele sobre críticas ao diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Pedro Muniz, dizendo que ele “tem perfil para ser diretor de creche” e “não de gerir uma empresa (autarquia) de relevância do SAAE” e que os dois salários seriam de mesmo valor. Um homem ouviu e não gostou considerando depreciativa a opinião do parlamentar em relação à função.
O vereador Benvindo iniciou uma briga com o homem (não identificado), mencionando que ele portava uma pistola na cintura, estava de bermuda e que nem deveria estar ali. “Se eu tivesse sentado no lugar de Fabrício eu lhe botava na rua agora. Chamava a polícia e lhe expulsava daqui, rapaz!” Antes, uma mulher que seria servidora educacional e estava acompanhando a sessão, protestou e ele retrucou: “Eu não dei espaço para a senhora falar. Eu não lhe dei esse direito de se pronunciar”.
Logo em seguida, o microfone de Benvindo foi cortado. “Você está desrespeitando o parlamento”. A sessão foi interrompida e todos ficaram tensos com a situação. O vereador Benvindo continuou a falar mesmo com a transmissão do áudio interrompido. A equipe desligou o microfone quando percebeu que o homem estava realmente armado, com o objetivo de parar a discussão.
O vereador Cristiano do Táxi disse que estava abatido e trêmulo com o episódio e leu parte do regimento interno que prevê que as sessões podem ser acompanhadas presencialmente por cidadãos e pela imprensa, mas que a tribuna não pode se manifestar ou atrapalhar o andamento e que a plateia deve estar convenientemente trajada permanecendo em silêncio. Para ele, o vereador Benvindo não teve a intenção de ofender os profissionais da Educação Infantil e pediu desculpas em nome da casa legislativa.
Sobre a segurança do recinto, Cristiano alertou: “a gente não pode estar a mercê de fúrias. Todos passam a ser alvo”. A Câmara já solicitou o apoio da Guarda Civil Municipal para estar presente durante as sessões.
Veja a sessão completa através do link:
https://fb.watch/4AoDCg931k/

Vereador Benvindo Souza Luz (DEM) durante a sessão.
Imagem: TV Costa do Dendê.





Seu artigo curto foi realmente benéfico. Graças isso
útil info.