12 de setembro de 2024

30 de janeiro de 2024

Valença: comunidade do Quebra Machado recebe atendimentos gratuitos neste domingo

Mais uma etapa do Cadúnico Itinerante da Secretaria de Promoção Social acontece na zona rural.

 

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, promove mais uma edição da ação itinerante que atende famílias nas localidades rurais e bairros da cidade.

O projeto “PROMOÇÃO SOCIAL AO SEU LADO – CADÚNICO COM VOCÊ” desembarca no povoado de Quebra Machado e leva diversos serviços de saúde e assistência social às famílias.

A ação será realizada na Escola Municipal João Teodoro do Nascimento, a partir das 8h, no dia 19, próximo domingo. 

Em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação, as equipes se deslocam até a localidade, a fim de garantir o conforto para os moradores agilizando os cadastros das famílias que necessitam de assistência social, fazer atualizações de dados do Bolsa Família, analisar perfis para concessão de outros benefícios sociais, etc.

A SEMPROS de Valença, idealizadora do formato itinerante, já levou a central de cadastramento do Cad Único a diversos distritos e bairros, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos programas disponíveis, identificando e registrado as informações sobre as famílias de baixa renda de Valença. Esse trabalho permitiu que o número de beneficiários valencianos do então Auxílio Brasil (agora Bolsa Família) aumentasse 63% de 2021 pra cá. A quantidade de famílias saltou de 14.618 para 20.047. O resultado foram mais 8 milhões de dinheiro circulando na economia da maior cidade do Baixo Sul.

Além do Bolsa Família, outros benefícios também foram mais acessados por famílias de Valença em vulnerabilidade social, após os 24 mutirões do Cadúnico já realizados: auxílio gás, tarifa social nas contas de energia, etc.

O projeto, que alcança mais uma localidade rural neste domingo, também oferece atendimento médico, odontológico, fisioterapêutico, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e aplicação de vacinas.

Os moradores também serão atendidos pela equipe da Secretaria de Educação, que vai tirar dúvidas, fazer busca ativa de alunos não matriculados e levantar demandas educacionais.

 

Deixe uma resposta