Valença: Colégio Gentil Paraíso completa 70 anos e realiza programação de aniversário
Nesta quinta-feira (23), a maior escola do Baixo Sul faz um desfile comemorativo que abre as festividades com a presença de estudantes, professores, servidores, autoridades e demais pessoas que desejarem participar do evento.
O Colégio Gentil Paraíso Martins, que faz parte da rede estadual de ensino, completa 7 décadas este ano e iniciará sua programação comemorativa nesta quinta-feira, 23, com um desfile pelas ruas de Valença, saindo da escola às 9:00.
O nome da escola é em homenagem ao ex-prefeito de Valença por 3 mandatos, o Sr. Gentil Paraíso Martins, grande valenciano com relevantes serviços prestados ao município.
Pelo Gentil, passaram milhares de estudantes de toda a região, gerações de excelentes professores e vários diretores como Celeste Moura, Edna Xavier, Francisco Nascimento, Dalmar Magalhães, Cláudia Tomé, além de Macária Andrade.
A atual diretora, Prof. Mara Adriane Lima, informa que a programação de aniversário dos 70 anos do Gentil se dará ao longo de 2023, com homenagens póstumas a ex-professores, como também celebrações às pessoas que se inscreveram nessa história como ex-professores, funcionários e alunos.
A história do Gentil
No início, em 1953, se chamava Ginásio Industrial Ministro Oliveira Brito, em homenagem ao então Ministro da Educação, à época, e seu idealizador, como uma escola com ênfase na educação para o trabalho, sendo sua primeira diretora a Prof. Macária Andrade. No ato de sua inauguração, teve missa solene celebrada pelo Padre João Cassará e o representante do Governador da Bahia, Lomanto Júnior, Major Heitor Sena Gomes. Oferecia os cursos de artes industriais, artesanato, corte e costura, técnicas agrícolas e técnicas comerciais.
Somente em 1963, recebeu o nome de Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins, como ficou conhecido até hoje, vindo então a se chamar Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, que hoje se constitui no maior colégio do Baixo Sul, com 25 salas de aula, laboratório de Informática e de Ciências, biblioteca, refeitório, auditório, pavilhão administrativo e um complexo esportivo com 3 quadras, sendo um delas um ginásio poliesportivo, além de um campo de futebol society.
A estrutura, vinculada ao NTE-06, foi totalmente revitalizada na gestão do então governador Rui Costa (PT), hoje Ministro da Casa Civil do Governo Federal.