Valença agora tem 5 feriados em novembro
Há poucos meses atrás, houve a sanção presidencial da Lei n° 14.759/2023, aprovada no Congresso, que considera o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o Brasil.
Com a data comemorativa, agora transformada oficialmente em folga para os brasileiros, a partir deste ano, o município de Valença, no Baixo Sul da Bahia, terá nada mais nada menos que cinco feriados no mês de novembro. Com a possibilidade de “enforcamentos”, isso pode aumentar.
Na maior cidade do Baixo Sul, além do dia 2 de novembro (Finados), e do 15 de novembro (Proclamação da República), há dois feriados municipais: 8 de novembro (Dia de Nossa Senhora do Amparo – padroeira de Valença) e 10 de novembro (Aniversário de Valença). E, com a proximidade das duas datas festivas, geralmente o dia 9 de novembro [que fica no meio] é considerado ponto facultativo para órgãos públicos, escolas públicas e privadas, e outros estabelecimentos. Ou seja, para uma parte da população, são seis feriados em Valença no 11° mês do ano para curtir ou descansar com a família e amigos.
Agora, o dia 20 de novembro (Dia Nacional de Zumbi e Consciência Negra), soma-se a essa conta de feriados do valenciano.
Em 2024, apesar de ser o ano de estreia do novo feriado Nacional, alguns destes dias de novembro cairão nos finais de semana. Dia 2 será no sábado e dia 10, no domingo. Já os dias 8 e 15 de novembro caem na sexta-feira, sendo dois feriados prolongados, o chamados “feriadões”. E, por fim, dia 20 é numa quarta-feira.
Nos cinco feriados para os valencianos (ou seis se contar com o dia 9/11), sendo que alguns deles podem emendar no final de semana, apesar do paradeiro numa parte das empresas de vendas e serviços que fecham nesses dias, outros estabelecimentos como bares e restaurantes lotam e a Praia de Guaibim tem mais oportunidades de aumentar o movimento e promover o aquecimento do comércio.
Foto: Leandro Freitas