12 de agosto de 2022

MUDOU TUDO: vacinação agora será por idade

A Resolução CIB 108/2021 decidiu atualizar os critérios para aplicação das doses de vacinas contra a Covid-19 na Bahia por faixa etária em ordem decrescente, alterando todo andamento da imunização no estado. Tem gente que poderia já ter se vacinado, mas voltou pra fila.

0 435

O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, explicou ontem as modificações no curso da vacinação apontadas pela CIB (Comissão Integestores Bi-partite), instância deliberativa que reúne secretários de Saúde da Bahia.

“Ficou definida na tarde de hoje (17), em reunião da CIB – Comissão Intergestores Bipartite, a mudança no critério de distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 para todos os municípios do estado da Bahia.

“A partir de agora, os imunizantes serão distribuídos, exclusivamente, por critérios etários, levando em conta a proporção do número de habitantes de cada município em relação à população total do estado da Bahia”.

Em resumo, a vacina não será mais por grupos específicos, mas descerá as faixas etárias para alcançar a população adulta mais rapidamente, segundo a decisão.

A medida anunciada significa que as convocações divulgadas pelos municípios estão canceladas, uma vez que as categorias de trabalhadores deverão agora aguardar chegar na idade da população em geral, sem especificação do segmento. Ou seja, aqueles que fazem parte de grupos profissionais específicos e esperaram alguns dias para procurar a unidade de saúde, perderam a oportunidade e agora voltam para fila da ordem decrescente da idade para receber depois a primeira dose do imunizante.

A definição da CIB se espelha em outros estados que tem agilizado melhor a imunização de sua população, utilizando o critério de faixa etária, a exemplo de Manaus, que já alcançou pessoas com 37 anos de idade, além de Maranhão e Rio de Janeiro, que também tem se destacado no desempenho da aplicação das doses.

https://fb.watch/6ciHmdNFNA/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.