Unidade de Beneficiamento de Amêndoas de Cacau para produção de Chocolate e Nibs será entregue em Ituberá
Os espaços são parte integrada do projeto que visa a estruturação da base, desde a produção até a comercialização de produtos oriundos da Cadeia Produtiva do Cacau.
Em Ituberá, a Cozinha Comunitária, localizada na comunidade de Taquari, promete revolucionar a produção de famílias agricultoras da região.
A previsão é que a obra seja concluída nesta última semana de abril, mas os 74 beneficiários diretos da ação já começaram o plantio de cacau clonado, o que favorece a uniformização do plantio, promovendo uma melhor qualidade dos frutos.
Além dos moradores de Taquari, a cozinha vai atender às famílias das comunidades de Ingazeira e Matinha. Por lá, teve ainda entrega de estufas, um secador solar, e 3 cochos para equipar a casa de fermentação, que junto com a cozinha, vão centralizar toda essa produção e o processamento das amêndoas de cacau para transformar em chocolate e nibs.
A infraestrutura vai alavancar a produção de alimentos, gerando renda e mais oportunidades para atender, prioritariamente, as Comunidades Quilombolas de Ituberá.
O projeto beneficia diretamente 76 famílias, que se juntam a mais 172 que também são associadas.
A iniciativa é da Agência de Desenvolvimento e Comercialização da Agricultura Familiar – ADSCAF, contemplada pelo Governo do Estado, através do programa Bahia Produtiva, vinculado à CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, do âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia.