22 de maio de 2024

30 de janeiro de 2024

Uma grande reestreia no Baixo Sul: Aeroporto de Valença receberá voo inaugural no dia 2 de julho

Tudo pronto para a retomada de voos comerciais na Costa do Dendê com a expectativa de potencializar as vertentes de desenvolvimento turístico na região.

 

O Aeroporto de Valença, localizado na estrada do Guaibim – BA 887, recebeu, nesta quarta (28) e quinta (29), a visita da a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) e da empresa Voepass para inspeção dos equipamentos de segurança. 

A vistoria foi preparatória para o voo inaugural da Viação Passaredo que será realizado no próximo domingo, dia 2 de julho, feriado da Independência da Bahia, quando o roteiro será de Salvador para Valença, numa viagem com duração de 23 minutos.

A fase final de testes acontece no intuito de liberar os pousos e decolagens de aviões maiores bem como a retomada da operação com voos regulares, já que o equipamento já opera com aviação geral.

O caminho foi longo. O Aeroporto de Valença quase foi fechado de forma definitiva e depois de articulações políticas nas esferas municipal,  estadual e deferal, passou por diversas intervenções na estrutura e investimentos tecnológicos: recuperação e manutenção das cercas, da sinalização luminosa (SNVB) e no sistema de balizamento noturno, limpeza da faixa de pista e de sinalização horizontal e vertical, além da instalação de reservatórios de água e outros serviços foram realizados para maior segurança às operações de pouso e decolagem.

Hoje o Aeroporto dispõe de diversos instrumentos de auxílio à navegação aérea: PAPI,  farol rotativo, iluminação de pátio, grupo gerador, RCC, biruta iluminada, etc.

O secretário municipal de Turismo, Klayton Argôlo, deu a boa notícia num vídeo postado nos perfis oficiais da Prefeitura de Valença:

 

 

Sobre o Aeroporto de Valença

Inaugurado em 2000, trata-se do único Aeroporto da região a receber voos da aviação geral e regular com capacidade para até 70 passageiros. Possui uma das maiores pistas ds Bahia. Lá já operaram as companhias Passaredo, com voos de Campinas-SP, e Azul, com voos de Belo Horizonte-MG, além de voos particulares e de táxi aéreo.

 

Leia outras matérias sobre esta pauta:

PREFEITURA DE CAIRU SE MOBILIZA PARA CONSTRUIR AEROPORTO PRÓPRIO

Mayday! SOS! O Aeroporto de Valença pode fechar

Governo do Estado volta a investir no Aeroporto de Valença

ANAC dá sinal positivo sobre Aeroporto de Valença

Governo do Estado volta a investir no Aeroporto de Valença

PAPI instalado no Aeroporto de Valença

FAB FAZ VOOS DE INSPEÇÃO TECNOLÓGICA NO AEROPORTO DE VALENÇA

No dia do Turismo, Valença celebra retomada de voos comerciais no Aeroporto

Aeroporto de Valença é preparado para retomada de voos comerciais

Obras no Aeroporto de Valença estão em fase final

Finalizadas obras de requalificação do Aeroporto de Valença

 

 

Deixe uma resposta