Cenas de filme: tempestade de terra no interior de São Paulo assustou moradores
Neste domingo (26), uma grande onda de poeira engoliu algumas cidades. Imagens foram registradas em vários vídeos que circularam pelas redes sociais.
A nuvem de poeira registrada na cidade de Franca, no interior de São Paulo, a cerca de 400 quilômetros da capital, assustou moradores.
Uma densa camada de poeira com forte ventania deixou as pessoas com sensação de sufocamento, dificuldade para respirar e afetou a visibilidade no trânsito.
Várias pessoas relataram que nem conseguiam abrir os olhos.
O fenômeno, que escureceu o céu, aconteceu por volta das 17 horas deste domingo, 27 de setembro, com maior força em Franca, mas as cidades vizinhas também foram afetadas, como Ribeirão Preto-SP, aonde a nuvem parecia flutuar encobrindo a cidade.
O comércio foi fechado, houve falta de energia e várias localidades ficaram sem sinal de internet.
Especialistas explicam que a região passa por uma prolongada estiagem e a população está submetida ao racionamento de energia e de água. A falta de chuvas contribuiu para a formação de nuvem de poeira devido a ocorrência de incêndios de grande proporção.
Meteorologistas analisaram que rajadas de vento de até 92 quilômetros por hora trouxeram a chuva depois de um longo período de seca. O clima seco e a diferença de umidade fizeram a poeira subir.
O vento foi tão forte que chegou a balançar um avião que estava parado no aeroporto.
Vídeo: Metrópoles
Veja outros vídeos: