SETUR Estadual visita Valença e ignora o aeroporto “fantasma”
Largado na estrada do Guaibim, equipamento é totalmente estruturado para receber voos comerciais, mas permanece sem pouso de aviões de grande porte desde a pandemia. Governo da Bahia chegou a marcar voo inaugural em 2023, cancelou e até hoje não explicou.
A equipe da Secretaria Estadual de Turismo esteve em Valença nesta sexta-feira (06) visitando os principais pontos com potencial de atrair visitantes.
Muitos assuntos foram abordados como a criação de uma nova identidade visual, a construção de uma ciclovia, a implementação de novos roteiros, etc.
Um assunto que ficou de fora foi o Aeroporto Gentil Paraíso Martins, que fica localizado na rodovia BA 887, mais conhecida como estrada do Guaibim, onde é impossível passar e ignorar a existência do equipamento. O incrível é que a equipe do órgão do estado “passou batida”, bem em frente e permanece sem se comprometer com a situação vexatória de uma cidade que tem uma estrutura pronta, mas, simplesmente, segue sem utilizar.
O aeroporto foi totalmente reformado e equipado para receber voos comerciais. A obra e a instalação de instrumentos modernos foram realizadas pelo Governo do Estado em 2022 e 2023. Até a FAB e a ANAC fizeram inspeções e avaliaram que tudo estava pronto para voltar a operar com tudo. De lá pra cá nada aconteceu de novidade, a não ser uma agenda furada de retorno dos voos.
Em 2023, logo após a conclusão da requalificação, a própria Setur Bahia anunciou novos voos semanais em Valença. Os destinos seriam Salvador-BA e Recife-PE. A propaganda circulou por toda a região, empolgando moradores e reanimando os turistas que querem viajar para a Costa do Dendê de avião.
Um voo inaugural chegou a ser marcado em Valença e teria a presença de várias autoridades. No entanto, as expectativas foram frustradas e a celebração da retomada dos voos comerciais foi cancelada sem nenhuma justificativa da SETUR.
Aviões de maior porte não aterrizam nem decolam em Valença desde a pandemia. Há tempos atrás, duas linhas aéreas operaram, em épocas diferentes, com voos para Campinas-SP e Belo Horizonte-MG. Os aviões chegavam e retornavam lotados e era mais uma alternativa de transporte que beneficiava os destinos turísticos do Baixo Sul.
Embora a capital da Costa do Dendê possua uma das maiores pistas de pouso da Bahia, o aeroporto segue deserto, só recebendo jatinhos particulares dos barões que têm casas nas ilhas.
A visita da SETUR Estadual a Valença não registrou a tratativa, talvez mais importante, que impulsionaria o turismo regional, mas, a esperança continua de que os olhos se voltem para uma região de peculiares riquezas naturais, embora tão esnobada.
Não dá pra entender como essa pasta do Governo da Bahia se mantém ignorando um dos litorais mais bonitos do Brasil. E pior: a SETUR Bahia segue muda, surda e, depois da presença em Valença ontem, deu pra ver que também está cega.
Aqui temos uma das 5 costas do Estado (Costa das Baleias, Costa do Descobrimento, Costa do Cacau, Costa dos Coqueiros e Costa do Dendê), por sinal, a de cá, infelizmente, a mais atrasada e a última em tudo. As demais seguem com investimentos bem maiores que a nossa.
Vejas as matérias relacionadas que contam a história, em ordem decrescente, do desprezado aeroporto de Valença:
—
Voo inaugural no Aeroporto de Valença será neste domingo (9)
Reestreia do equipamento turístico da Costa do Dendê, marca a retomada das operações comerciais com aeronaves de maior porte.
Voo inaugural no Aeroporto de Valença será neste domingo (9)
—
Uma grande reestreia no Baixo Sul: Aeroporto de Valença receberá voo inaugural no dia 2 de julho
Tudo pronto para a retomada de voos comerciais na Costa do Dendê com a expectativa de potencializar as vertentes de desenvolvimento turístico na região.
Uma grande reestreia no Baixo Sul: Aeroporto de Valença receberá voo inaugural no dia 2 de julho
—
Aeroporto de Valença é preparado para retomada de voos comerciais
Serviços de manutenção serão concluídos neste mês pela Seinfra Estadual.
Aeroporto de Valença é preparado para retomada de voos comerciais
—
FAB FAZ VOOS DE INSPEÇÃO TECNOLÓGICA NO AEROPORTO DE VALENÇA
FAB FAZ VOOS DE INSPEÇÃO TECNOLÓGICA NO AEROPORTO DE VALENÇA
—
PAPI instalado no Aeroporto de Valença
Governo do Estado investiu no moderno instrumento que dá mais segurança para pousos de aviões e abre caminho para o retorno da operação de voos comerciais.
—
Governo do Estado volta a investir no Aeroporto de Valença
Mas, a pergunta às autoridades locais é: pra que?
—
ANAC dá sinal positivo sobre Aeroporto de Valença