Sesab atualiza recomendações para unidades de saúde durante a pandemia
Nota técnica informa que as unidades de saúde devem exigir comprovação de esquema vacinal completo para atendimentos e cirurgias.
O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) atualizou a Nota Técnica que traz orientações sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados na vigência da pandemia pela Covid-19. O documento aponta recomendações sobre visitas, acompanhantes, cirurgias eletivas e campanha vacinal contra a Covid-19.
De acordo com a Nota Técnica, as unidades de saúde devem exigir comprovação de esquema vacinal completo, por meio de cartão de vacinação ou meio eletrônico, através do aplicativo ConecteSUS do Ministério da Saúde – ou aplicativo próprio do município de residência, caso exista. O esquema vacinal completo deve estar de acordo com o Plano Nacional de Imunização, que recomenda a primeira, segunda e terceira dose, com intervalos entre a segunda e terceira dose de 150 dias.
A mesma regra de vacinação deve ser aplicada para os acompanhantes. Nas enfermarias ou quartos conjuntos estão permitidos acompanhantes apenas para pacientes que necessitem desse cuidado durante o período de internamento, conforme avaliação das equipes de cuidado multiprofissional. Pacientes com funcionalidade e autonomia preservadas não deverão ter acompanhantes, minimizando a circulação e a exposição de pessoas. Estão garantidos acompanhantes para os casos previstos em lei.
As unidades de saúde devem ainda manter campanhas educativas e fazer busca ativa de todo o seu corpo de profissionais, a fim de garantir 100% de cobertura vacinal completa dessas pessoas.
Para a realização de cirurgias eletivas, dentre outros pontos, deve ser observado se o paciente apresenta febre ou qualquer outro sintoma respiratório nos últimos 10 dias, assim como tenha tido contato próximo com pessoa diagnosticada com Covid-19 nos 14 dias que antecederem o procedimento. Em casos como estes, o procedimento deve ser suspenso, salvo em caso de emergência.
SESAB