Secretário estadual de Saúde pede exoneração do cargo
O substituto será anunciado pelo Governador Rui Costa.
O médico cardiologista Fábio Vilas-Boas entregou, agora à tarde, uma carta com pedido de exoneração do cargo de secretário estadual de Saúde, que ocupava desde janeiro de 2015. A solicitação foi aceita pelo governador Rui Costa.
Na carta, o médico agradeceu a confiança do governador que lhe fez o convite e que “me deu a oportunidade de contribuir para uma verdadeira revolução na saúde visando atender a quem mais precisa”. Fábio também desculpou-se por episódios recentes envolvendo a empresária Angeluci Figueiredo.
A situação ficou insustentável após Vilas Boas ter xingado a dona do restaurante localizado na Ilha dia Frades, na Baía de Todos os Santos, de “vagabunda”.
Ao encontrar o restaurante de Angeluci fechado no fim de semana, Vilas-Boas enviou mensagens desaforadas à chef que respondeu acusando-o de misoginia:
“Os tempos mudaram, secretário: inexistem contextos que justifiquem essa relação de senhor e vassalo. O senhor chamaria de vagabundo um homem branco, dono de um restaurante, pelo fato de esse homem ter sido impedido de lhe atender num domingo de chuvas e ventos fortes?”
A secretária estadual de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, lamentou o episódio envolvendo o secretário de Saúde publicando um texto em seu Instagram.
“Ao se agredir uma mulher com palavras ofensivas, de forma preconceituosa e machista, todas nós mulheres nos sentimos atingidas”. “Fábio Vilas Boas, além de pedir desculpas sobre os fatos que envolveram o seu final de semana, pela posição que ocupa e na condição de cidadão, deve refletir sobre atitudes misóginas intoleráveis. Buscamos desconstruir na sociedade essa cultura depreciativa e misógina em relação às mulheres”, escreveu Palmeira.
O governo da Bahia também divulgou uma nota hoje por meio da Secretaria de Comunicação, lamentando o corrido e se solidarizando com Angeluci. “É inadmissível qualquer tipo de agressão”, diz o texto publicado.
O partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia também se manifestou através de uma nota de solidariedade publicada pela Secretaria de Mulheres do Partido.
“Um ato que demonstra desrespeito, racismo, misoginia e machismo! O fato ocorrido traz para o centro problemas estruturais que fazem vítimas todos os dias em nosso estado e em nosso país, do qual nós, mulheres, somos obrigadas a lidar em nosso cotidiano, seja no campo pessoal ou profissional. Portanto, repudiamos atitudes como esta, sobretudo quando praticadas por gestor público, que tem o dever de combater todo o tipo de opressão.
O movimento @elasporelas_ba publicou a mesma nota.
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10159516985071165&id=376243256164
Deputadas estaduais e federais ligadas ao Governo Rui Costa também repudiaram a atitude de Vilas Boas.
O governador Rui Costa agradeceu pelo empenho com que o médico conduziu a pasta durante sua gestão. O substituto de Fábio Vilas-Boas será anunciado nos próximos dias. Interinamente, a Sesab será conduzida pela subsecretária Tereza Paim.
Veja o vídeo publicado pelo ex-secretário de Saúde da Bahia: