22 de maio de 2024

30 de janeiro de 2024

Santa Casa esclarece: os 10 leitos de UTI já foram implantados

Ontem replicamos uma matéria publicada por outro veículo de comunicação que informava recursos liberados pelo Ministério da Saúde contemplando Valença. Hoje, entramos contato com a assessoria de comunicação do hospital que explicou o destino das verbas.

Na matéria que reproduzimos ontem do site Bahia Notícias, foi anunciada a liberação de verbas pelo Ministério da Saúde para vários municípios baianos. Os investimentos do governo federal na Bahia, na ordem de 54 milhões de reais, para 24 cidades, de acordo com a publicação no Diário Oficial da União, contempla a cidade de Valença para instalação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva.

Clique para ler a matéria do Baixo Sul em Pauta e no segundo link tem a do Bahia Notícias.

Santa Casa de Valença implantará mais 10 leitos de UTI

https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/26716-saude-libera-r-54-milhoes-para-custeio-de-1127-leitos-de-uti-covid-em-24-municipios-da-ba.html?f

Ocorre que os valores anunciados e oficializados ontem ainda são referentes aos 10 leitos que já estão funcionando desde abril deste ano.

Com a publicação do Diário Oficial da União em 25 de maio, a informação confundiu e erramos ao informar que a unidade hospitalar de Valença chegaria a 30 leitos com esses recursos. A interpretação se deu devido a formalização tardia da liberação pelo Ministério da Saúde, já que os referidos leitos estão ativos há quase 2 meses.

Em 8 de abril, o Hospital Doutor Heitor Guedes de Melo (Santa Casa de Misericórdia) inaugurou 20 leitos, sendo 10 de enfermaria para retaguarda e 10 de UTI, todos para tratamento de pacientes com Covid-19, mas que vão permanecer após a pandemia, segundo foi declarado na solenidade.

Santa casa dobra a capacidade de leitos Covid e recebe doação de capacetes Helmet

A contratação foi intermediada pela SESAB, pactuados pela CIB – Comissão Intergestores Bipartite, mas os recursos são federais.

Leia a nota enviada pela Santa Casa:

*NOTA*

A Santa Casa de Misericórdia de Valença informa que, diferente do que está sendo veiculado em alguns veículos, a instituição não vai receber novos leitos de UTI. A matéria oficial do Ministério da Saúde, que apresenta os investimentos em leitos UTI Covid, refere-se aos 10 leitos inaugurados pela Santa Casa no dia 08 de abril, com contrato firmado entre a instituição e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia no mesmo mês.

Foto: Madger William

Deixe uma resposta