18 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Rui fala sobre Covid, festas e futebol

Governador anunciou que vai subir de 50% para 70% o limite de lotação nos estádios e os eventos para 3 mil pessoas. Ele ainda comentou sobre o Carnaval 2022.

 

 

O governador ressaltou que a pandemia ainda não foi vencida. “Há uma estabilidade no número, praticamente a oscilação se mantém. Esse número de casos ativos tem oscilado entre 2.200 contaminados ativos e um pico de 2.900. Se a gente olhar o número de pessoas na UTI, nós estamos a 60 dias com um número em torno de 200 pessoas na UTI. Praticamente não oscila. E isso significa que o vírus está circulando em todas as cidades da Bahia, contaminando pessoas todos os dias. Esse é um perigo grave. Vários países do mundo estão enfrentando um crescimento da doença. A Alemanha vive o maior ritmo de contaminação desde o início da pandemia. A Europa e vários países estão se preocupando com o retorno, com muita força da doença”.

Rui destacou que 700 mil pessoas na Bahia tomaram a primeira dose e ainda não voltaram, embora já tenha passado o prazo para se tomar a segunda dose. “Nós já estamos vacinando os jovens acima de 12 anos de idade, já estamos vacinando as pessoas acima de 60, com a terceira dose. Por onde eu passo, eu repito o meu apelo. Se você está pensando em ir para o bar, para a praia, para a festa, tome vacina. Se você está pensando em ir ao jogo do Bahia, tome vacina. Se você está pensando em pular carnaval, tome vacina. É a vacina que vai viabilizar que as coisas voltem ao normal. Quero assinar ainda esta semana o decreto exigindo a apresentação do atestado de vacinação para todos que trabalham no Estado, sejam efetivos ou terceirizados.

Rui afirmou ainda que vai subir de 50% para 70% o limite de lotação nos estádios. “E os eventos, vamos subir para 3 mil, e vamos ficar monitorando a repercussão. Nós também vamos fazer a liberação de consumo de bebida no estádio para evitar aglomeração na entrada. Mas a exigência das duas doses da vacina vai continuar”.

Sobre o Carnaval, Rui Costa disse que muita gente fica ansiosa e quer uma decisão rápida. “Na minha opinião, uma decisão mais inteligente não é tomada logo”. Segundo ele, se anunciar que terá Carnaval e as taxas de contaminação e de ocupação de leitos subirem, ele terá que suspender novamente, causando prejuízos para os empresários e comerciantes que começarem a investir. “Então, a medida mais responsável com a vida das pessoas é aguardar a repercussão do número de pessoas na UTI e do número de contaminados. Se o número de contaminados começar a cair, as chances de ter Carnaval aumentam. Se, ao contrário disso, for subindo, impossível ter Carnaval”.

Veja o vídeo:

 

Decreto sairá nesta quarta-feira (10) autorizando eventos com até 3 mil pessoas e liberando venda de bebidas alcoólicas em estádios

O Governo do Estado publica, no Diário Oficial desta quarta-feira (10), alterações no decreto número 20.780, que regulamenta a realização de eventos com presença de público na Bahia. Conforme foi antecipado pelo governador Rui Costa no Papo Correria desta terça-feira (9), estão autorizados eventos com até 3 mil pessoas, a partir da data de publicação da atualização do decreto. O limite permitido era de 2 mil pessoas.

Continua sendo obrigatória a comprovação da imunização contra a Covid-19 por todos os envolvidos nos eventos: artistas, público, equipe técnica e colaboradores. Além disso, devem ser respeitados os protocolos sanitários estabelecidos pelos Municípios, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras.

A presença de torcedores em eventos desportivos na Bahia também terá alterações, de acordo com a nova publicação. Os torcedores também devem comprovar que tomaram as duas doses da vacina contra Covid-19 ou a dose única, mediante apresentação do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde.

O novo decreto revoga a proibição da venda de bebidas alcóolicas nos estádios, que passam a ter autorização para comercializar esses produtos durante os jogos. O novo decreto do Governo do Estado tem validade até o dia 19 de novembro.

Deixe uma resposta