Representantes do Governo da Colômbia visitam cooperativas do Baixo Sul
Experiências da Coopatan, de PTN; da Adebasul, de Gandu e da Abpagi, de Ituberá, apoiadas pelo Governo do Estado, impressionaram os estrangeiros pelos avanços na produção agrícola.
O avanço na produção da agricultura familiar baiana, por meio de políticas públicas do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foi ratificada, in loco, pela comitiva colombiana que visita a Bahia até esta sexta-feira (22/09) em municípios baianos.
Com uma visita guiada, nesta quinta-feira (21/09), à Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) e Associação de Desenvolvimento do Baixo Sul (Adebasul), além de apresentação da Cooperativa de Biojoias, Pesca e Agricultura em Ituberá (Abpagi), os representantes do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR) e da Agência de Desenvolvimento Rural (ADR) ficaram impressionados com a estrutura e desenvolvimento dos agricultores familiares.
O diretor do Ministério da Agricultura da Colômbia, Sandro Ropero, aprovou a qualificação feita a partir dos investimentos do Estado, via Bahia Produtiva, na unidade de armazenamento de frutas e na unidade de processamento de mandioca da Coopatan.
“Muito contente em conhecer essa experiência que vai nos servir muitíssimo como modelo para uma reforma integral em nosso território”, comentou.
Já a especialista sênior em Agricultura pelo Banco Mundial, Mariángela Ramirez, encantou-se com as peças produzidas a partir da extração do coco de piaçava da Coobpagi, que tem recursos da CAR, via Bahia Produtiva, direcionados à fabricação de artesanatos de piaçava e biojoias e similares, além da implantação de uma fábrica de vassouras e investimentos na cadeia produtiva da aquicultura e no fomento ao turismo de base comunitária.
“Estou muito orgulhosa de garantir essa peça (colar chamado de Lua Cheia feito com o coco da piaçava), pois é resultado do esforço, amor e trabalho das mulheres artesãs da Bahia”, ressaltou Mariángela Ramirez.
Outro destaque da missão técnica foi a visita a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, escola para jovens rurais que utiliza a pedagogia da alternância, que é mantida pela Coopatan. O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou essa confluência das políticas públicas no local.
“Esse é um belo exemplo de como atrelar as políticas públicas a uma realidade local. Nessa região, temos uma atividade agropecuária forte e precisamos educar os jovens dentro desse contexto para a permanência deles no campo”, enfatizou.
Participam das visitas e discussões o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, e o superintendente da regional da Bahia da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Emanuel Carneiro.
A atividade segue até sexta-feira (22/09) com intercâmbio na Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopesba), da marca Bahia Cacau.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. A partir deste segundo semestre de 2023 entra em operação o projeto Bahia que Produz e Alimenta para dar ainda mais robustez e acelerar o crescimento econômico nas organizações produtivas da agricultura familiar da Bahia.
CAR Bahia