4 de dezembro de 2024

30 de janeiro de 2024

0

0

Regulação de Valença passará para o Hospital Regional de SAJ, garante Medrado

Vagas para atendimento de pacientes atualmente são disponibilizadas em Itabuna, mas o ex-deputado vem articulando a mudança que, segundo ele, é questão de tempo para se concretizar.

Uma das maiores reclamações da população de Valença é o sistema de regulação estadual que encaminha pacientes que precisam ser transferidos para atendimento de alta complexidade, nos casos em que a Santa Casa não tem como atender.

O Hospital de Base de Itabuna é o destino dos valencianos e também de moradores de cidades vizinhas, sendo uma distância muito maior que a unidade hospitalar de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. A situação é um problema criticado há vários anos e pauta referente de reivindicação, mas as dificuldades com o deslocamento pode estar com os dias contados.

Segundo o empresário Marcos Medrado, não se trata apenas de um procedimento que dificulta o atendimento de urgência, mas um detalhe que pode custar a vida dos pacientes devido ao tempo da viagem. Medrado afirmou que a mudança para o Hospital Regional de SAJ está autorizada pelo governador Rui Costa, após um apelo seu feito diretamente ao gestor da Bahia, dependendo apenas de oficialização por parte da Secretaria Estadual de Saúde.

Ao receber constantemente pedidos pelos ouvintes do programa Ligação Direta, da Valwnca FM, o âncora garantiu que a população pode ficar tranquila que as transferências para internação de casos mais graves serão alteradas para Santo Antônio, colocando o critério da proximidade para gerir a ocupação de vagas disponíveis no sistema estadual de saúde.

A regulação é baseada em decretos e portarias que determinam a cobertura de Saúde na regiões e microrregiões do Estado e a cidade de Valença é enquadrada sob o vínculo com o Sul da Bahia. Para alterar, será necessária a publicação no Diário Oficial.

De acordo com a SESAB, a classificação por prioridade é o direcionamento usado para atendimento.

“A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. As unidades seguem protocolos internacionais, como o Protocolo de Manchester, no qual classifica o paciente como Emergência (Vermelho), Muito Urgente (Laranja), Urgente (Amarelo), Pouco Urgente (Verde) e Não Urgente (Azul)”.

Na última semana, Marcos Medrado declarou no ar (ao vivo em seu programa jornalístico) que irá reforçar o pedido, cobrando o cumprimento da palavra dada por Rui Costa, que deve deliberar a alteração ao Secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas.

Como o empresário de mídia já mostrou alinhamento afinado com o Governo do Estado, a expectativa da região do Baixo Sul é que a nova  resolução a respeito da Regulação Estadual seja divulgada em breve para impactar positivamente a rotina de quem precisa de vagas para cirurgias, UTI e procedimentos mais complexos.

Foto de Capa da matéria: Reprodução Blog do Pelegrini 

Deixe uma resposta