6 de dezembro de 2024

30 de janeiro de 2024

0

0

Raimundo Costa comemora contratação de empresa que fará a restauração da Igreja Matriz

Deputado Federal valenciano encaminhou verbas para a tão esperada obra.

 

O Deputado Federal Raimundo Costa (Podemos) celebrou a contratação da empresa que fará a restauração da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus. A publicação saiu na edição n° 24.019 do Diário Oficial do Estado da Bahia desta sexta-feira, 18 de outubro.

Raimundo conseguiu encaminhar R$ 1.000.000,00 (1 milhão de reais) para a obra que será realizada pela empresa Mehlen Construções Ltda. O parlamentar ressaltou sua colaboração com boa parte do valor da intervenção física necessária para a reativação do imóvel, que depois de restaurado será devolvido à comunidade valenciana.

“A situação da Igreja demanda intervenção estrutural imediata. Nos unimos ao Padre Marcos e a toda a comunidade que clamava por esta conquista. Com muito empenho, fizemos o nosso papel, dando a nossa contribuição nessa luta. Articulamos junto aos órgãos competentes e conseguimos viabilizar recursos para garantir a restauração. Fico feliz em colaborar com o resgate desse importante patrimônio histórico, cultural e religioso de minha terra”, disse Raimundo.

O valor total da execução dos serviços é de R$ 2.138.525,40 (dois milhões, cento e trinta e oito mil quinhentos e vinte e cinco reais e quarenta centavos). O prazo do contrato é de 12 meses.

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC – é o responsável pelo restauro do patrimônio, que é tombado pelo Governo do Estado e tem mais de 250 anos de construída.

O prédio possui graves danos, principalmente na cobertura, tendo que ser interditado há cerca de 4 anos, sob risco de desabamento. Um laudo técnico emitido posteriormente comprovou a insegurança e o comprometimento da estrutura física.

Ano passado a comunidade saiu nas ruas em protesto pela demora no andamento da licitação, que agora foi concluída e a empresa finalmente contratada.

História

Foto: Fernando Caldeira

Construída em 1759, com artes sacras do século XVIII e XIX no seu espaço interno, a Igreja Sagrado Coração de Jesus tem uma importante relevância para a região, não só no seu contexto religioso e afetivo para a população, mas também para pesquisas arquitetônicas e urbanistas.

Comentários estão fechados.