Qual será a Secretaria comandada pelo PT de Valença?
Dentre os partidos que fizeram parte do grupo que venceu as eleições na capital do Baixo Sul este ano, um deles é o PT, cujo presidente do Diretório Municipal é Renildo Manoel e tem lideranças como Salete Lucena e Flordolina Angélica em seu elenco. A sigla faz parte da Federação Brasil da Esperança, que engloba o PT, PV e PC do B.
A legenda apoiou e fez campanha, fortalecendo o nome do prefeito eleito e levando seu grupo político, a maioria vinculada ao NTE/06 – Núcleo Territorial de Educação (antiga Direc) – para as atividades do candidato desde o período pré-eleitoral.
Ocorre que o Partido dos Trabalhadores de Valença ainda não tem um espaço na próxima gestão da cidade, que será comandada pelo radialista Marcos Medrado (PV). Isso pelo que se ventila nos bastidores, de acordo com fontes próximas ao próximo gestor.
O último governo municipal que o PT teve participação em Valença foi o de Agenildo Ramalho, ou seja, a sigla tem um jejum de mais de 30 anos longe do Palácio Rui Vinhas. De lá pra cá, 6 prefeitos passaram pela Prefeitura (entre eleitos e os que entraram por decisão judicial) sem nenhuma aliança com o PT valenciano.
É verdade que nem todos os filiados do PT de Valença ficaram com Medrado. Diversos nomes importantes, da cidade e da zona rural, foram vistos em outros palanques. Uns até mesmo nem subiram em nenhum, mas a maioria esteve “rente” com o candidato.
Para a gestão Medrado, que começa em janeiro, praticamente todas as pastas já tem nomes certos, mas nenhum é do PT. Nesse cenário, o prefeito eleito tem apenas alguns dias para contemplar o partido em alguma cadeira de primeiro escalão. Então, agora que o PT apoiou e ganhou, depois de décadas fora do poder municipal, qual será a secretaria ocupada pelo partido? Ficarão de fora mais uma vez ou terão o espaço garantido e o prefeito dará o mérito?