18 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

CONSELHEIRO ZACARIAS GANHARÁ RAMPA DE ACESSO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Prédio histórico de Valença está sendo revitalizado pelo Governo do Estado preservando sua arquitetura original.

 

A Secretaria de Educaçãodo Estado da Bahia, através do NTE 06 iniciou, em 15 de maio de 2021, a primeira reforma do edifício Conselheiro Zacarias situado no município de Valença. O prédio histórico construído em 1940 hoje abriga a sede no Núcleo Territorial de Educação 06.

O plano de reforma do edifício prevê a reforma do telhado e reparos na estrutura da construção, as quais já foram concluídas. Ainda, a revitalização prevê a reforma das estruturas elétricas e hidráulicas, finalizando com acabamento interno e externo que estão sendo executados.

Durante os reparos necessários na estrutura do edifício, profissionais de engenharia da SEC constataram a necessidade do aterramento da parte baixa das salas, antes sustentadas por madeiras que deterioraram com o decurso do tempo, tendo sido seguida a recomendação dos profissionais com o objetivo de garantir a segurança de todos que utilizarão o espaço.

Além das obras mencionadas, a revitalização do edifício contará com a inclusão de uma rampa de acesso ao prédio, com a finalidade de garantir a inclusão social de pessoas com necessidades especiais, observando o disposto na LBI (Lei Brasileira de Inclusão n° 13.146/15) c/c Lei n°10.098/2000 e no manual da ABNT n° 9050.

Importante mencionar ainda que a estrutura arquitetônica do edifício está sendo preservada em razão do valor histórico e cultural para a comunidade, inclusive contando com acompanhamentos periódicos do Conselho de Cultura do município, não tendo sido realizada qualquer modificação substancial no plano original da obra.

A preservação do patrimônio histórico e cultural, bem como o direito à inclusão social são compromissos do Governo da Bahia.

Fonte: Assessoria de Comunicação / 
NTE 06 – Valença.
Deixe uma resposta