14 de julho de 2024

30 de janeiro de 2024

Programa Qualifica Bahia abre inscrições para formação profissional gratuita

No Baixo Sul, 5 municípios estão sendo contemplados.

 

O Programa Qualifica Bahia, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Humano e Ação Comunitária (IDAC), está com inscrições abertas para cursos de qualificação profissional em 5 cidades da Região Baixo Sul da Bahia.

O objetivo é contribuir para a formação profissional de trabalhadores e trabalhadoras visando a inserção no mercado de trabalho formal e a promoção de meios para a geração de renda do mercado informal.

Os cursos terão duração de 120h, com direito a certificado, auxílio transporte, alimentação e kit didático. Além disso, 10% das vagas são destinadas a idosos e pessoas com deficiência (PCD).

Podem se inscrever trabalhadores desempregados, sob risco de desemprego ou que buscam atualização profissional, visando inserção e/ou reinserção no mundo do trabalho; Beneficiários do seguro-desemprego; trabalhadores desempregados cadastrados no banco de dado da Rede SineBahia; trabalhadores empregados e desempregados afetados por processo de modernização tecnológica, choques comerciais e/ou outras formas de reestruturação econômica produtiva; beneficiários de política de inclusão social e de políticas de integração e desenvolvimento regional e local; internos e egressos do sistema prisional e de medidas socioeducativas; trabalhadores resgatados de regime de trabalho forçado ou reduzido à condição análoga à de escravo; familiares de egressos do trabalho infantil; trabalhadores de setores considerados estratégicos da economia, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da geração de trabalho, emprego e renda, trabalhadores cooperativados, em condição associativa ou autogestionada, e empreendedores individuais; trabalhadores rurais; pescadores artesanais; aprendizes e estagiários. O Programa também oferta cursos para pessoas com deficiência (PCD) e para idosos.

O Programa Qualifica Bahia é uma ação do Governo do Estado – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), do Governo Federal. No território Baixo Sul, as ações do Programa estão sendo executadas pelo IDAC.

Cursos:

Camamu – Recepcionista com noções de inglês e informática – Turismo, Eletricista de Instalações Prediais;

Ibirapitanga – Eletricista de Instalações Prediais;

Ituberá – Marketing digital e E-commerce (TIC);

Nilo Peçanha – Produtor Agrícola Polivalente – Rural;

Wenceslau Guimarães – Doces e Compotas – Rural.

Para mais informações sobre o início das aulas e locais dos cursos entrar em contato:

Contato: Andrezito (73) 98890-9135 – Coordenador Territorial Baixo Sul.

Instituto de Desenvolvimento Humano e 
Ação Comunitária – IDAC
Com informações do Portal Baixo Sul
Deixe uma resposta