Professora Flor assume direção do CEMIT Baixo Sul
Flordolina Angélica de Andrade é professora efetiva da rede estadual de ensino e ex-diretora da então Direc-05, agora NTE-06.
O Centro Estadual de Educação com Intermediação Tecnológica / CEMIT do Baixo Sul do âmbito do NTE 06, tem agora uma nova gestão. Assumiram os cargos de diretora e vice-diretor, respectivamente, dois ex dirigentes do NTE-06: a Professora Flordolina Angélica e o Professor Francisco do Nascimento, contemplado com o prêmio Nacional de Gestão Escolar, como melhor diretor de escola pública do Brasil. Chico também já foi Secretário Municipal de Educação de Ibirapitanga.
A dupla vai, mais uma vez, colaborar com a Educação da região. Agora tocando um programa referência na Bahia: o EMITec, que oferta o Ensino Médio, proporcionando a conclusão da última etapa da Educação Básica, na modalidade EAD, e tem o objetivo de atenuar as desigualdades socioculturais do Estado da Bahia.
O órgão, que funciona no prédio conhecido como “antigo Lomanto Júnior”, em Valença, é vinculado à Secretaria Estadual de Educação- SEC, sob o comando da professora Adélia Pinheiro no Governo Jerônimo (PT). Já o NTE-06, responsável pela rede estadual de ensino no território Baixo Sul, é dirigido pela professora Josélia Santos.
O CEMIT coordena todas as salas aonde são transmitidas as aulas da modalidade Ensino Médio na região, em distritos rurais de difícil acesso, comunidades quilombolas, ilhas, assentamentos, etc.
A professora Flordolina expressou que “é uma honra estar hoje assumindo a direção do CEMIT do Baixo Sul, porque é uma política de excepcional importância, que vem garantindo desde 2011 o direito ao acesso do ensino médio para as pessoas que vivem no campo, em áreas distantes, onde não dispõem de meios para chegar até a escola. Enquanto fui diretora do NTE 06, antiga DIREC 05, sempre estive incentivando a formação do CEMIT e todo esse processo de evolução que não foi fácil, a gestora que me antecedeu cumpriu um papel importantíssimo e agora estou assumindo com muita alegria e espero poder contribuir para que essa política educacional se fortaleça ainda mais, e junto ao professor Francisco, ampliar a questão da busca ativa em meio às desigualdades e aproximar a comunidade por meio da educação interativa em tempo real contribuindo n o processo de ensino e aprendizagem”.
O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica é uma oferta estruturante da Secretaria da Educação da Bahia que faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem, se constituindo em uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos que, prioritariamente, moram em localidades distantes (ou de difícil acesso) em relação a centros de ensino e aprendizagem onde não há oferta do Ensino Médio.
“Estou assumindo a gestão ao lado da professora Flor, do CEMIT território Baixo Sul com um prazer imenso de poder atuar, contribuir e aprender cada vez mais com a educação básica do nosso território”, frisou o professor Francisco do Nascimento.
“O Núcleo Territorial de Educação 06 recebe o vice diretor do CEMIT professor Francisco Nascimento e a sua nova diretora professora Flordolina Angélica. Sejam muito bem-vindos! Teremos bastante atividades, pois precisamos nos debruçar sobre a educação, principalmente as comunidades remotas”, comentou Josélia Santos, diretora do NTE – 06.