18 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Professora do IF Baiano Campus Valença tem livro infantil indicado a três categorias do Prêmio Jabuti 2023

Obra da escritora natural de Nazaré-BA apresenta ilustrações da comunidade de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, Território ddo Baixo Sul da Bahia.

 

O livro infantil (Anjo de Barro) foi lançado em 2022, possui 32 páginas e apresenta ilustrações riquíssimas da comunidade de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, no baixo sul baiano.

A escritora Ionã Scarante, da cidade de Nazaré, no Recôncavo Baiano, comemora a indicação da sua obra infantil Anjo de Barro ao prestigiado Prêmio Jabuti 2023. Referência entre os prêmios literários do país, o Prêmio Jabuti é patrimônio cultural. Há anos, ele amplia os feitos da indústria editorial e o alcance da cultura literária nacional. A indicação do livro pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) nas categorias Infantil, Capa e Ilustração é um reconhecimento à sua dedicação à literatura e uma oportunidade para que o público se encante com a narrativa que apresenta importantes elementos culturais do nosso povo.

O livro infantil Anjo de Barro foi lançado em 2022 pela Editora Mente Aberta. O livro possui 32 páginas e apresenta ilustrações riquíssimas da comunidade de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, Território de Identidade do Baixo Sul da Bahia. As ilustrações são assinadas pela artista baiana Débora Ayanne Caitano, da cidade de Santo Antônio de Jesus, também no Recôncavo.

Sobre a obra:

Anjo de Barro é uma história com feição de lenda. A narrativa conta com personagens reais mesclados à magia da personagem Santinha (menina ou anjo?). O trabalho artesanal feito com a argila, pelas mãos habilidosas dos mestres e mestras ceramistas da comunidade tradicional de Maragogipinho (Aratuípe-BA), é apresentado aos leitores sob os olhos dessa “menina-miragem”, que distribuía beleza e encantamento no ambiente do barro. Entre o lírico, o mítico e o lúdico, Santinha nos pega pela mão numa aventura mágica, na Terra dos Caxixis.

Ionã Scarante é Doutora em Literatura e Cultura (UFBA), professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal Baiano – Campus Valença. É membro do GLICAM. Mãe, poeta e organizadora de diversas antologias poéticas. Membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB).

 

IFBaiano Valença
Deixe uma resposta