6 de agosto de 2022

As estratégias da Prefeitura de Valença para agilizar a vacinação

Drive-Thru e Delivery: Valença tem ótimo desempenho na imunização da população e é o município que aplicou mais doses no Baixo Sul, além de estar garantindo o recebimento de novas remessas de vacinas e definindo ações para alcançar a população mais rapidamente.

0 69

O Governo de Valença preparou um esquema especial de vacinação contra a Covid-19. Desde sábado, a Prefeitura oferece uma estrutura montada na Praça da Bandeira e está aplicando as doses de vacinas no modelo “Drive-Thru”. A previsão seria que a modalidade fosse utilizada nos dias 10 e 11 de abril, mas permanece nesta segunda-feira (12) e ficará até encerrar todo o estoque disponível.

Drive-Thru na Praça da Bandeira, no Tento, em Valença.

Foto: Prefeitura de Valença

O sucesso da ação se dá pela facilidade de receber as doses dentro de seus veículos e a comodidade desse tipo de campanha de vacinação que acontece nos finais de semana, compensando os dias em que não acontece nas unidades de saúde. O formato é mais uma estratégia da Secretaria de Saúde do município para agilizar a imunização contra a Covid-19 e colocou uma equipe de prontidão para receber o público com idade igual ou maior de 64 anos. A tenda está montada no Tento e quem for ao Drive-Thru deve estar munido de RG, CPF, cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. Pela aprovação da população à proposta de um local acessível, em praça pública com oportunidade de chegar e ser vacinado sem sair do carro, uma nova edição do Drive-Thru deverá ser realizada assim que o município receber mais doses de imunizantes. 

Foto: Prefeitura de Valença

O município de Valença tem se destacado na região por cumprir as metas do Plano de Vacinação, informar o recebimento de novas remessas de doses e divulgar faixas etárias, datas e locais à população, além de alcançar novos perfis de vacinados. Além disso, o prefeito Jairo Batista e o vice-prefeito, Joailton Manoel em seus perfis nas redes sociais, incentivaram pessoalmente as pessoas a se vacinarem ao postar, os dois, fotos recebendo a primeira dose.

Nesta segunda-feira, profissionais da força de segurança e salvamento, com idade igual ou superior a 50 anos começaram a se vacinar em seu próprio setor de trabalho. Aí já se trata do modelo “Delivery”, em que as equipes de profissionais da saúde se deslocam até o público-alvo, outra novidade que ajuda a dar celeridade na utilização do estoque disponível e garantir o recebimento de mais remessas de vacinas.

Valença já recebeu o décimo primeiro lote e se continuar nesse ritmo, a previsão é que amplie a vacinação para novos públicos-alvo.

O comandante da Guarda Municipal de Valença, Manoel de Jesus, comemorou a chegada da vez da categoria. Ele informou que quase 100% dos profissionais com idade-alvo foram vacinados no dia de hoje pela equipe da Saúde que foi até a Sede da GCM. “Quase todos os nossos servidores dentro da faixa etária receberam a sua primeira dose de proteção. Dos 95 GCMs aqui de Valença, temos 27 homens estão dentro da idade. Desses, 22 foram vacinados hoje. Os demais estão agendados. Mais importante é saber que o trabalhador vai poder voltar para a sua casa mais tranquilo. Somos profissionais da linha de frente e corremos risco de proliferação dessa doença, mas estamos felizes por sermos alcançados com a vacinação em nossa cidade até porque 18 colegas foram contaminados desde o início da pandemia e a vacinação nos deixa mais aliviados com a proteção do agente público. Agradecemos ao pessoal da Saúde que se alinhou conosco. Esperamos a vez dos demais servidores da Guarda Municipal assim como todos os demais servidores de todas as áreas e toda a população que necessita”, destacou Manoel.

Manoel de Jesus – Comandante da GCM – Valença. 

Além da Guarda Municipal, as sedes da 5ª Coorpin (Delegacia Circunscricional de Polícia de Valença), da 33ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) e do Corpo de Bombeiros também estão sendo visitadas pelas equipes da Saúde com a vacinação Delivery aos trabalhadores que tenham 50 anos ou mais.

Essas últimas ações planejadas pela Prefeitura de Valença são também uma medida de prevenção ao COVID-19, evitando aglomerações de pessoas durante a espera pela vacinação e desafogando as filas nos Postos de Saúde, que continuam aplicando as doses para os grupos destinatários normalmente.

Valença já vacinou 8.533 pessoas com a primeira dose e 2.192 com a segunda. A maior cidade do Baixo Sul tem 80,5% de taxa de utilização da remessa recebida para a primeira aplicação até o momento e 55,4% referente a segunda (Dados da SESAB). Nos próximos dias, novas modalidades podem ser inseridas pela Secretaria de Saúde como estratégia para atingir pacientes com hemodiálise, quilombolas e demais grupos, além de incentivar que os que já receberam a primeira dose, voltem para completar o processo de proteção, para que o organismo efetivamente possua os anticorpos necessários para combater o vírus. A taxa de “abandono vacinal” tem sido alta em todo o Brasil e na região do Baixo Sul, o número de aplicação da dose de reforço também ainda é pequeno.

Fonte: https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/

Veja mais fotos da vacinação dos GCM hoje em Valença:

(Fotos: Comando da Guarda Civil Municipal de Valença)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.