12 de agosto de 2022

Por onde anda Graça Peleteiro?

Vereadores reclamam que Secretária de Cultura de Cairu não aparece na cidade para cumprir expediente.

0 113

Nas últimas sessões da Câmara de Cairu, alguns vereadores, tanto de oposição como de situação, questionaram a ausência da Secretária Municipal de Cultura, Maria das Graças Peleteiro, que, segundo eles, após a nomeação e ato de posse, nunca mais apareceu no município-arquipélago.

Pela fala dos vereadores, a pandemia não seria justificativa para o sumiço de mais de seis meses, deixando as questões da cultura nas mãos da equipe, sendo que todos os órgãos do âmbito da Prefeitura funcionam normalmente com trabalho presencial e medidas de prevenção. De acordo com os parlamentares, a Secretária não dá satisfação à população e não se tem notícias de sua atuação há vários meses.

Dona Graça, como é conhecida, reside em Salvador e mantém a sua casa em Cairu fechada há algum tempo. Ultimamente, “não tem dado o ar de sua graça” desde que foi escolhida pelo prefeito Hildécio Meireles (DEM) para comandar uma das pastas mais importantes, dado o destaque cultural que Cairu sempre teve no cenário da região e também no estado, influenciando também no turismo. Peleteiro, o ex-prefeito e marido dela, sempre foi rival histórico do atual prefeito, mas o apoiou nas últimas eleições municipais.

Apesar dos eventos estarem suspensos por causa da Covid, os fazedores de cultura contam com a articulação das gestões municipais para remanejamento dos recursos da Lei Adir Blanc, prorrogada pela Lei 14.150/21, até dezembro de 2021, e também para a aprovação da Lei Paulo Gustavo, em tramitação, que pretende liberar mais verbas para socorrer o setor. Além disso, o paradeiro da classe é uma oportunidade de aproveitar o tempo para investir em equipamentos, indumentária e instrumentos de modo a organizar os grupos para a retomada pós-pandemia de Covid-19.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.